O sabor deste pastelão lembra-me sempre as sandes que nos acompanhavam para a praia ou piscina, e que faziam o nosso almoço daqueles divertidos e intermináveis dias das férias grandes de Verão. 
Apenas sol, água, borga e sandes. Sem responsabilidades, sem preocupações.

Sendo um prato super simples de executar e, mesmo levando bacalhau, não se torna dispendioso devido à sua pouca quantidade, constitui uma óptima opção para uma refeição rápida, agradável e bem adequada aos dias mais quentes.

Para esta edição do “Há vida para além da massa de atum”, onde o tema remete para as necessidades específicas dos estudantes
universitários, surgiu-me esta receita muito simples e prática, que me
conduz imediatamente à adolescência.

A acompanhar com uma boa salada de batata ou simplesmente dentro do pão, é sempre uma refeição que dá gosto usufruir.
Experimentem e usufruam. 

 

PASTELÃO DE BACALHAU E ERVAS AROMÁTICAS COM SALADA DE BATATA
(2-3 pessoas)

INGREDIENTES 
1 cebola média
1 posta de bacalhau grande (demolhado)
4 ovos
40 ml de leite
3 batatas grandes
Louro
Azeite
Pimenta 
Sal
Salsa
Cebolinho
Oregãos
Molho de azeitona e oregãos (Paladin)

PREPARAÇÃO

Colocar um tacho ao lume com sal e louro e levar as batatas a cozer com pele.
Desfazer a posta de bacalhau em lascas pequenas. Reservar.
Numa frigideira anti-aderente colocar um fio de azeite e levar a cebola, cortada aos cubinhos, a alourar (é suposto sentir-se bem a cebola, pelo que deverá ser cortada maior do que para estrugido).
Quando começar a ficar translúcida juntar o bacalhau desfiado grosseiramente e deixar cozinhar uns 3-4 minutos. Não é suposto que cozinha demais para não secar.
Bater os ovos, temperados com sal e pimenta. Juntar-lhe o leite, a salsa, os oregãos e o cebolinho picadinhos, mexer, e verter sobre o bacalhau.
Deixar os ovos cozinhar lentamente e quando estiverem já firmes e quase prontos, passar a faca para desfazer o pastelão em pedaços. Retirar do lume.
Entretanto retirar a pele às batatas já cozidas e corta-las em pedaços. Deixar arrefecer um pouco e envolve-las no molho de azeitona e oregãos.
Servir o pastelão acompanhado das batatas.