Junho é definitivamente um mês especial.
Soa, sente, sabe e cheira bem. É um mês doce e ameno que abre as portas ao Verão. É um bom período do ano, onde as aulas acabam, as férias chegam e a praia nos recebe com outra vontade. É o mês dos Santos Populares, suas festas e arraiais, seus aromas e sabores únicos, sempre tão familiares e queridos.

O mês certo para explorar e apresentar na doce rubrica “Cheio de Cacau” um dos produtos mais curiosos e originais desenvolvido pela Pedaços de Cacau, os Manjericos de Chocolate. Uns bombons de chocolate belga negro com recheio de creme de manjerico, de edição sazonal e lindos de morrer.

Esta planta que nos habituamos a ver no vasinho e “apalpar” com jeitinho para que o seu forte aroma se faça sentir, é uma erva aromática como qualquer outra. A sua junção ao chocolate negro é interessante, arrojada e o resultado bem peculiar.

Nesta receita era imperativo que uma peça tão delicada e bonita vale-se por si só e não fosse desvirtuada no contexto da solução final. Vai daí fez todo o sentido manter o bombom intacto e como elemento de destaque. Um cupcake era perfeito para a analogia ao símbolo mais presente da festa popular do nosso Porto, o próprio vaso de manjerico.
A massa ligeira, refrescada pela raspa de limão, recebe uma cobertura mais marcante de mascarpone de cacau onde assenta a cereja, ou neste caso, o manjerico, tão elegante e expressivo.

O facto de poder usar produtos de tão elevada qualidade em sugestões simples mas bem especiais é um privilégio. Nesta edição, um privilégio dirigido ao nosso santo padroeiro que ano após ano permite momentos de descontração, diversão e muita partilha em tantas e tantas casas, ruas, praças ou bairros.

Que a singularidade deste bombom pensado pela Raquel possa espalhar bons aromas e muita alegria neste S. João.

 

CUPCAKES DE S. JOÃO

Ingredientes

(12 cupcakes)

|Massa
5 ovos, médios
180 gr de açúcar
175 gr de farinha de trigo
100 gr de óleo girassol
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Raspa de 1 limão grande

|Cobertura e decoração
200 gr de mascarpone
100 ml de natas
100 gr de açúcar em pó
1 colher (sopa) de extracto de baunilha
2-3 colheres (sopa) de cacau em pó magro
1 pitada de canela
12 Manjericos de Chocolate da Pedaços de Cacau
Manjerico

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Colocar 12 forminhas de papel dentro de 12 formas de queques/cupcakes. Reservar.
Colocar todos os ingredientes da massa num recipiente pela ordem da lista. Misturar com um batedor de varas até estar bem envolvido, sem bater demasiado.
Encher as forminhas com o preparado até meio e levar ao forno cerca de 20-25 minutos. Fazer o teste do palito, e se sair seco retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer numa grelha de arrefecimento.
Para a cobertura bater o mascarpone até estar macio, adicionar os restantes ingredientes até estar cremoso e uniforme. Colocar o creme num saco de pasteleiro com um bico largo à escolha e decorar os cupcakes.
Finalizar colocando um bombom de manjerico sobre o creme e decorando com folhinhas de manjericão fresco. Conservar no frio até servir.