O morango destaca-se na lista dos meus frutos favoritos. Talvez a par do maracujá e do mamão. 

Os frutos vermelhos em geral cativam-me mas o morango é especial. Foi o fruto que mais comi durante a gravidez. Com algum exagero até! 
Adoro o seu sabor único e textura perfeita e adoro a forma como liga excepcionalmente bem com natas ou chocolate, por exemplo. 
É doce mas ácido, super vibrante mas simultaneamente delicado. Imbuído de um já tão reputado carácter sensual.
Ao nível nutricional, além do seu poder anti-oxidante, dada a sua riqueza em flavonoides, é um fruto que nos fornece Vitamina A e C, assim com do complexo B, e ainda minerais como o Ferro, Magnésio e Cálcio. Para melhorar ainda é baixo em calorias! 
No mês dos morangos da Marta, que é este Maio, trago especialmente para ela estas magníficas tostas de um livro que adoro.
Saboreá-las proporciona-nos uma experiência ali entre o “hummmm…”, o “ui ca bom” e o “que é isto?!?”. Tal é a mescla de fortes sabores tão diferentes entre si e tão complementares, ainda que no fundo se trate de uma receita super simples, onde a versatilidade do fruto fica bem expressa.

A sobriedade do camembert é cortada pela estridência do morango assado que agarra o chocolate quente e salgado de um forma arrebatadora. 
Envolvente será a palavra certa para descrever estas pequenas maravilhas. 

Marta, espero que te agrade tanto como agradou por cá.







































































TOSTAS DE MORANGOS ASSADOS, CAMEMBERT E CHOCOLATE 
(Receita do livro Brunch, de Cláudia S. Villax)
Ingredientes
(2 pessoas)
4 fatias de baguete ou outro pão a gosto (usei pão da beira)
2 colheres (sopa) de manteiga
8 morangos, maduros mas firmes
1/2 queijo camembert
50 gr de chocolate de culinária (70% de cacau), partido em pedaços pequenos
Flor de Sal, by Necton
Pimenta de cayena
Preparação


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Levar uma colher de sopa de manteiga a derreter no microondas. Cortar os morangos em rodelas (não demasiado finas para que não se desfaçam), envolve-los na manteiga derretida e colocar num tabuleiro de forno sobre papel vegetal. Levar ao forno cerca de 10 minutos. Retirar do forno e reservar.
Derreter a restante manteiga. Cortar o pão em fatias, pincelar cada uma com manteiga e coloca-las noutro tabuleiro de forno. Dispor fatias de queijo por cima e de seguida os morangos, terminando com o chocolate.
Levar ao forno até o chocolate começar a derreter e o pão ficar ligeiramente tostado. 
Retirar, polvilhar com flor de sal e pimenta e servir de imediato. 

Fonte: