Um dia, há uns valentes anos, num dos restaurantes que visitava sempre com muito prazer e entusiasmo, vejo a chegar a outra mesa algo que imediatamente me cativou.
Um abacaxi recheado com caril. Tão simples quanto isto, mas nem por isso menos imponente e com vontade de admirar e provar imediatamente.
Na próxima visita que fiz ao La Mamaroma pedi, claro, o Caril de Gambas.
Qual não foi a minha desilusão quando me servem o caril num simples prato branco?! Afinal estavam prestes a encerrar para férias e não se tinham abastecido de alguns ingredientes. Desalento foi o sentimento.
Aquele caril estava óptimo e soube-me muito bem, mas não foi a mesma coisa. Isto porque os olhos comem por vezes mais que a própria barriga.
Recuperada do trauma, fiz eu esta coisa linda que adoro.
Como qualquer caril, é intenso, perfumado e delicioso. Nesta versão, lindo também.

 

 

CARIL DE GAMBAS EM ABACAXI

INGREDIENTES
(4 pessoas)

700 gr de gambas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pimento vermelho
Azeite
4 col. de polpa de tomate
1,5 col. de sopa de caril
1 col. de sobremesa de garam masala
1 col. de café de gengibre
6 sementes de cardamomo
Sal
Piripiri a gosto
200 ml de leite de côco
80-100 ml de caldo de gambas
1 abacaxi
Coentros e salsa frescos

PREPARAÇÃO

Cozer as gambas em água abundante temperada com pouco sal. Depois de cozidas, descasca-las, reservar o miolo e colocar as cascas e cabeças novamente na água a cozer mais 5 minutos. Com a varinha mágica ralar as cascas e coar o caldo. Reservar.
Cortar o abacaxi no sentido do comprimento. Com uma faca e com cuidado retirar o interior o mais direitinho possível. Cortar a polpa em pedaços pequenos e reservar.
Numa frigideira anti-aderente colocar um fio generoso de azeite a aquecer, acrescentar a cebola laminada e depois o alho bem picadinho e o pimento cortado aos cubos.
Deixar amolecer ligeiramente e acrescentar as especiarias – caril, gengibre, massala e cardamomo – e o sal, mexendo para envolver bem na cebola.
De seguida adicionar a polpa de tomate e as gambas. Deixar cozinhar uns 4-5 minutos, acrescentar o leite de côco, o caldo das gambas e o abacaxi e temperar com piri-piri a gosto (mais ou menos picante) e deixar apurar uns 2-3 minutos. Se o molho estiver demasiado liquido, peneirar 1 colher de sopa de farinha e mexer bem.
Rectificar temperos e retirar do lume.
Servir dentro do abacaxi e polvilhar com salsa e coentros frescos picados.
Acompanhar com arroz branco.