Noutro dia perguntava o que costuma apetecer comer, neste complexo período pós-festas, em que o nosso organismo se encontra num misto de vontade e cansaço. Vontade de continuar a comer o que ainda paira nas nossas mesas e frigoríficos, e cansaço por continuar a ingerir tanta coisa que sabemos dever consumir de forma mais moderada e controlada. Quantas vezes o coitado começa a gritar por comida mais ligeira e saudável?
Nestas alturas apetecem-me essencialmente duas coisas: sopa e/ou gelado. Esqueci-me de referir a fruta, talvez por que essa esteja sempre presente, acompanhando as “estragações” todas. Mas está sempre ali.
Este trifle dá forma aquela sobremesa que cai que nem uma luva nesta altura do ano. Se por um lado aproveita o restinho de pão de ló que sobrou, por outro conjuga-o com iogurte e frutinha fresca e bem anti-oxidante.
Não só faz bem, como sabe pela vida!
Bem fresco e cítrico, é um docinho fantástico e ultra-fácil de fazer.

TRIFLE DE INVERNO (Iogurte, Laranja e Tamarilho)

Ingredientes

(2 taças)

1/4 de pão de ló seco
2 iogurtes gregos naturais
2 laranjas médias
8-10 tamarilhos maduros
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
2 colheres (sopa) de granola caseira

Preparação

Começar por abrir os tamarilhos ao meio e retirar o interior para um recipiente. Juntar uma colher de açúcar amarelo, mexer e deixar a macerar cerca de 10 minutos. Reservar.

Descascar as laranjas, partir em pedaços e juntar o restante açucar amarelo.
Com a varinha mágica triturar o preparado de tamarilho. De seguida passar por um coador e rejeitar as pevides. Reservar.
No fundo de cada taça ou copo colocar uma camada de pedaços de pão de ló, regar com duas colheres de sopa de molho de tamarilho, colocar um iogurte por cima, de seguida dispor pedaços de laranja e finalizar com uma colher de sopa de molho de tamarilho.

Levar ao frio e, antes de servir, salpicar com granola.