Destes novos alimentos que tem chegado aos nossos pratos e imposto como super, a quinoa foi a que mais estranhei na primeira abordagem. Achei-a algo adstringente, com uma textura estranha, pouco macia, e demasiado insípida.

Ainda só a
experimentei em grão, e depois de a usar de diferentes formas e conjugar
com vários outros ingredientes, começou a ser-me mais agradável.
Gosto sempre mais quando bem envolvida noutros sabores, e acho que funciona particularmente bem em pastéis.

As suas vantagens são mais do que reconhecidas, actuando ao nível da sensação de saciedade, pela fibra que possui, funcionamento do intestino,  humor ou recuperação muscular. É também muito rica em proteínas, vitaminas do complexo B, zinco e cálcio. É ainda isenta de glutén.
A versatilidade é outra das suas caraterísticas, apresentando um corpo/consistência que resulta muito bem em pastéis/hamburgeres, saladas, tartes, bolachas ou granolas, por exemplo.Aqui numa versão bem ligeira, resulta lindamente e apresenta-se cheia de sabor.

 

 

STRUDEL DE QUINOA, ESPINAFRES E COGUMELOS

Ingredientes

(3-4 pessoas)
3 placas de massa filo
Azeite
Tomilho seco
3 dentes de alho
2 folhas de louro
Manteiga
1 chávena (chá) de quinoa mista
2 chávenas (chá) de água
150 gr de espinafres
100 gr de cogumelos paris
Salsa fresca
Sal
Pimenta
Açafrão
Sementes de sésamo preto e branco

Preparação

 

Levar a cozer a quinoa com o dobro do seu peso em água, temperada com sal, um dente de alho, um fio ligeiro de azeite e uma folha de louro partida.

Depois de cozida, mexer com um garfo para soltar bem os grãos e reservar.  Preparar os legumes cortando os espinafres em tirinhas finas e laminar os cogumelos. Reservar. Numa frigideira antiaderente colocar um pouco de manteiga e dois dentes de alho esmagados e deixar alourar um pouco. Acrescentar de seguida os espinafres e os cogumelos, temperar com sal, pimenta, açafrão e salsa picada e deixar cozinhar até os legumes amolecerem ligeiramente. Rejeitar o líquido que se vai criar, juntar a quinoa, um pouco mais de salsa picada e envolver bem nos legumes. Reservar.Pré-aquecer o forno a 180º.Abrir as folhas de massa filo. Pincelar uma com azeite, polvilhar com tomilho seco, colocar outra folha por cima e repetir o procedimento com as 3 folhas.Voltar a retirar o líquido dos legumes, pressionando-os um pouco e espalhar o recheio sobre a massa filo.Enrolar a massa num rolo, dobrar as pontas de forma ao recheio não sair. Pincelar o topo do rolo com azeite e polvilhar com semetes de sésamo.Levar ao forno cerca de 20-25 minutos. Se começar a tostar demasiado proteger com papel de alúmínio. A massa filo é muito frágil.Retirar do forno e servir.