Mais um petisco proposto pelo Jamie, sem nada a apontar. A não ser que é, efectivamente, de chorar por mais.
Numa das últimas revistas dele que comprei vinham estes involtinis, que não significa mais do que “rolos” em italiano, e podem ser feitos com vários tipos de ingredientes.
A curiosidade surgiu pelo recheio que levam. Uma pasta de manjericão, tomate seco e anchovas, à qual se juntam o presunto e a mozarella fresca. Tudo enrolado em fatias grelhadas de beringela. Não soa mal nunca!O único apontamento prende-se apenas com a facilidade com que se pode tornar demasiado salgado. Fica o conselho de não abusar nas anchovas e escolher um presunto pouco salgado.

Ajudam a atenuar a inconstância do tempo e trazem a frescura e o cheirinho bom do Verão.

 

INVOLTINIS DE BERINGELA

(Receita da revista “Jamie – Cozinha do Mundo”)

Ingredientes

(6-7 unidades)

1 beringela grande
3 colheres (sopa) de azeite
4 tomates secos
50 gr de pinhões tostados
15 gr de folhas de mangericão fresco
2 filetes de anchovas em óleo
8 fatias de presunto
1 bola grande de queijo mazarella fresco

Preparação

Fatiar as beringelas ao comprido, em tiras de cerca de 5mm de espessura. Pincela-las com azeite.
Aquecer uma frigideira sobre lume forte e grelhar as tiras de beringela durante 3 minutos de cada lado, até ficarem marcadas e tenras.
Triturar o tomate seco com o mangericão, os pinhões, as anchovas e 1,5 colher de sopa de azeite até obter uma pasta. Temperar com pimenta preta e voltar a triturar.
Colocar uma fatia de presunto sobre cada tira de beringela e barrar com a pasta de tomate. Colocar de seguida um pedaço de mozarella e uma folha de mangericão sobre uma ponta da fatia de beringela, enrolar e prender com um palito.
Servir.
Nota: Em relação à receita original apenas ajustei quantidades.