Nunca fui muito dada a coleccionar coisas. Quando, em miúda o resolvia fazer, não durava muito tempo. Mas algo que iniciou cedo e tem sido uma constante é o acto de ler e guardar receitas.
Começou com o hábito de recortar as que via em revistas. Depois veio o gosto pelas revistas de culinária. Mais tarde colecções temáticas que faziam parte de revistas femininas ou generalistas. Até começar a faltar espaço e capacidade de organização, e ter de despachar os recortes que me pareciam menos interessantes.
Os livros de chefs ou foodbloggers, que agora mais proliferam lá por casa, chegaram mais recentemente, já com o blog.

No meio de toda esta saborosa “literatura”, acumulei colecções que se mantém nas prateleiras, por vezes anos, sem que as visite.
Recentemente voltei a desfolhar a “Sabores do Mundo”, um conjunto de livros do Círculo de Leitores, encontrando lá, agora com outros olhos, atenção e sensibilidade, tanta base e matéria fantásticas para explorar e aprender. Muito. 

Esta sobremesa super fácil de preparar, encontrei-a no livro sobre Marrocos.

Além do seu aspecto, simples mas diferente, chamou-me imediatamente a atenção a inclusão da amêndoa e a utilização da farinha de arroz numa versão em que nunca a tinha usado, em creme.
Das alterações: achei que a alfarroba lhe daria um tom mais moreninho e como tal um toque mais quentinho. Vai daí resolvi introduzi-la na receita.
Substituí a glucose por mel e suprimi a água de flor de laranjeira, que não tinha.
É uma sobremesa bem interessante, com sabores marcantes mas simultaneamente leves, uma textura que me agrada particularmente, e quase quase sugar free.  

Um doce do mundo árabe que aconselho mesmo a experimentar.

DOCE DE ARROZ COM AMÊNDOA E ALFARROBA
(Livro “Marrocos”, Colecção “Sabores do Mundo”, do Círculo de Leitores)



Ingredientes
(6 tacinhas)


75 gr de amêndoas moídas
2 colheres (sopa) de amêndoa com pele
1 colher (chá) de azeite virgem extra
1/2 colher chá de açúcar em pó
75 gr de farinha de arroz
1,5 colher (sopa) de farinha de alfarroba
600 ml de leite de amêndoa
50 gr de mel
1 colher (café) de extracto de baunilha

Preparação 

Aquecer o azeite e saltear a amêndoa com pele em lume brando, mexendo de vez em quando, até ficarem douradas. Retirar do lume, juntar o açúcar em pó e depois de arrefecer cortar em lascas pequenas. Reservar.
Colocar a farinha de arroz e a amêndoa moída num tachinho, e aos poucos ir adicionando o leite de amêndoa. Levar ao lume médio até ferver, colocar no mínimo e mexer continuamente. Acrescentar a farinha de alfarroba, o mel e o extracto de baunilha. Mexendo sempre, com o lume no mínimo, deixar cozinhar até engrossar, por cerca de 2 minutos.

Colocar nas tacinhas e deixar arrefecer.
Decorar com as amêndoas fritas em lascas.
Levar ao frigorífico antes de servir.