Porque é que as entradas, petiscos e similares, conseguem ser na maioria das vezes, mais estimulantes, apetecíveis e viciantes que um bom prato principal?
Porque é que tantas vezes prescindimos do suposto ponto alto da refeição, para mergulharmos, de boca bem aberta, num conjunto de pratinhos, tacinhas, travessinhas, tábuas ou tachinhos, de pequenas iguarias que nos conseguem preencher e deixar mais felizes do que uma distinta proteína super bem preparada?
Sem grandes justificações, só concluo que o acto de petiscar tem tanto de  gratificante como de cultural.
Já o “mata-bicho” do meu avô, não era mais do que isso mesmo, um petiscar de início de dia, muitas vezes cedíssimo e com víveres supostamente pouco próprios para a hora em questão. Sentia-se porém que, ainda que a escassez de comida “a sério” se fizesse sentir, aqueles pequenos petiscos enchiam a alma a qualquer um e forneciam o ânimo perfeito para mais um duro dia.
Esta entrada representa o meu eterno rei dos petiscos, o Sr. Queijo, numa elaborada simplicidade, que o enriquece e transporta para outra dimensão.
Na companhia desta maravilha caseira, que é um Chutney de Figo, feito e oferecido pela querida Ana, do blog Dona Delicia – Atelier de Sabores, depois de enaltecido pelo quente do forno e pelo crocante das sementes, o feta rende-se às ligeiras folhas de pão e funde-se nos nossos palatos, cumprindo no essencial o seu papel.   

Para este resultado adaptei a receita de “Feta no forno com pães achatados grelhados”, da revista “Cozinha do Mundo” do Jamie
Ao decidir juntar o chutney, optei por suprimir o alho e as sementes de cebola, indicados na receita original, de forma a evitar confusões e permitir que os sabores das duas partes falassem por si e se fundissem sem constrangimentos.

Divinal foi a palavra mais repetida no fim de tarde de domingo em que esta iguaria tão depressa é colocada na mesa como desaparece, entrando diretamente para a lista dos petiscos perfeitos!
 

 

 

FETA ASSADO COM CHUTNEY DE FIGO

Ingredientes
(3-4 pessoas)
1 queijo feta (200 gr)
1 colher (sobremesa) de sementes de sésamo preto 
1 colher (sobremesa) de sementes de cominhos
1 pitada de pimenta preta 
Raspa de limão
Azeite
3 colheres (sopa) de chutney de figo, caseiro
3-4 wraps, médios
 
Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar o queijo feta num tabuleiro de forno, sobre papel vegetal.
Polvilhar a sua superfície com a mistura das sementes, a raspa de limão e a pimenta. Regar com um fio de azeite e levar ao forno cerca de 25-30 minutos, até o queijo amolecer mas se se desfazer.
Tostar os wraps na torradeira até que ganhem as marcas das grelhas.
Servir o queijo acompanhado com o chutney e os wraps.