Este creme cimenta definitivamente a minha relação com a batata doce.
Desde que comecei a assa-la que me comecei igualmente a apaixonar, já que sempre foi um tubérculo que me causou alguma estranheza.
Inicialmente usava-a apenas em doces e aos poucos fui-me rendendo ao seu sabor e textura.
O sabor doce do creme contrasta na perfeição com a ligeira agressividade da rúcula, aqui transformada em pesto. Tudo bem misturado resultou numa bela sinfonia.
Nada melhor para animar estes dias mais escuros do que um quentinho e saboroso creme, feito em dia de chuva, mas com evidentes toques de Primavera.
Acompanham-me?

 

CREME DE BATATA DOCE ASSADA COM PESTO DE RÚCULA
Ingredientes
(4-6 doses)
|Creme
3 batatas doces de polpa laranja, médias
2 dentes de alho, médios
1 cebola, média
1/2 talo de alho francês
1 curgete, média
1,2 L de caldo de legumes (ou água)
1 colheres (sopa) de parmesão ralado
Sal
Pimentão doce fumado
|Pesto
80 gr de rúcula
5 folhas de mangericão fresco
1 dente de alho, médio
80 gr de avelã tostada
50 gr de queijo parmesão
Azeite
Sal
Sumo de limão
 Croutons de alho e ervas e pinhões tostados para decorar/acompanhar
PreparaçãoPré-aquecer o forno a 190ºC.
Embrulhar a batata doce (com pele) em papel de alumínio e levar ao forno, cerca de 30-35 minutos, ou até a polpa da batata estar mole e perfeitamente assada.
Enquanto a batata doce assa, faz-se o pesto. Colocar na trituradora ou processador, o alho, a rúcula, a avelã e o parmesão e triturar bem até o fruto seco estar bem moído e se obter uma pasta homogénea. De seguida acrescentar um pouco de sumo de limão, uma pitadinha de sal e ir adicionando azeite a gosto, até se conseguir a fluidez pretendida. Rectificar temperos e conservar em recipiente hermético.
Retirar a batata doce do forno, abri-la ao meio no sentido do comprimento e retirar a polpa com uma colher. Rejeitar a pele.
Levar ao lume num tachinho, um fio de azeite, os alhos laminados, a cebola picada e o alho francês em rodelas. Deixar amolecer ligeiramente e acrescentar a curgete descascada e em pedaços pequenos. De seguida adicionar o caldo de legumes, uma boa pitada de sal e outra de pimentão doce, e deixar cozinhar cerca de 15-20 minutos até se verificar que os legumes estão cozidos. Acrescentar a polpa de batata e o parmesão e deixar cozinhar mais 2-3 minutos.
De seguida triturar tudo muito bem até obter um creme homogéneo. Se tiver demasiado espesso acrescentar mais caldo de legumes ou água.
Servir o creme com um pouco de pesto, croutons e pinhões tostados.