A ervilha. Aquela leguminosa delicada que sempre me remete para o conto da princesa (que a sentia incomodar mesmo por baixo de 50 almofadas) e que desde miúda adoro em estufados com bastante molho e na sopa.
Rica em proteína, fibra, ferro, ácido fólico, magnésio, cálcio (entre muitos mais), a ervilha apresenta-se uma considerável mais valia para uma alimentação equilibrada e saudável, possuindo ainda muitas vitaminas do complexo B e vitamina A, E e K.
Tem também propriedades rejuvenescedoras, melhora o nosso estado de espírito, o tecido ocular, combate a prisão de ventre, promove a vitalidade, previne os efeitos adversos da menopausa e é excelente para o coração.
É possível comer todo o ano, é de uma enorme versatilidade, tem um toque adocicado delicioso e uma cor linda e cativante.
Cá em casa há quem a adore e quem a odeie, ao ponto de se arrepiar até à medula, se por acidente calha de trincar uma (tipo a minha reacção com abacate ao natural, sensivelmente!). Mas de ervilhas eu gosto e muito.
Não costumava fazer puré ou pasta de ervilha, mas este ficou tão saboroso e aromático que será seguramente bem repetido por cá. A mistura Ras el Hanout faz toda a diferença, e é impressionante como rapidamente, com 1/2 colher de café, tudo se transforma.
Mesmo a quinoa ganha toda uma nova alma e interesse assim bem envolvida em legumes e aromas. O remate perfeito é dado pelos coentros que acrescem uma frescura natural.
No dia em que fiz esta receita almocei quase até atingir o ponto de ruptura, de tão apaixonada que fiquei pela feliz conjugação de alimentos, que, por sorte, são bem amiguinhos do nosso corpo e exaltadores da alma.
Receita a reter e a repetir sem medos!

COGUMELOS RECHEADOS COM PURÉ DE ERVILHAS

Ingredientes

(2-3 pessoas)

4 cogumelos grandes (Paris, Portobello ou outro a gosto)

Azeite
1 dente de alho, médio
1 cebola, média
1 alho francês, pequeno
160 gr de ervilhas cozidas (usei congeladas)
1 cenoura, média
1,5 chávena de (chá) de quinoa cozida
Coentros frescos picados
Ras el hanout
Sal marinho tradicional Marnoto, by Necton
Pimenta
Amêndoa tostada e laminada (a gosto)

Preparação

Ligar o forno a 190ºC.

Limpar bem os cogumelos, retirar-lhes os pés e temperar a “cabeça”com sal e pimenta, regar com um fio de azeite e leva-los assar durante cerca de 10-12 minutos, na posição em que se apresentam nas fotos, enquanto se prepara o restante.
Preparar os legumes, esmagando o alho, cortando o alho francês às rodelas e picando a cebola e os pés dos cogumelos em pedaços pequenos.
Levar uma wok ao lume com um fio de azeite e juntar a cebola e o alho francês. Acrescentar a ras el hanout, o alho, os pés dos cogumelos e uma pitada de sal. Saltear os legumes durante uns 5-7 minutos, até estarem cozinhados mas firmes. Antes de desligar acrescentar coentros picados e envolver bem. Retirar metade deste refogado para o copo da varinha mágica e juntar as ervilhas. Passar até ficar em puré. Não é necessário que fique um creme super macio.
Ao restante refogado que ficou na wok, juntar a cenoura finamente ralada, a quinoa e mais coentros picados a gosto. Rectificar temperos e deixar saltear uns 3-4 minutos.
Quando os cogumelos estiverem assados, retira-los do forno e rejeitar o líquido que libertam no seu interior.
Rechear os cogumelos com o puré de ervilha e acompanhar com a quinoa.
Espalhar amêndoa laminada por cima e servir.