Espinafre, alho e parmesão já pode ser considerada uma conjugação clássica de sucesso, certo? Por mim pode!

Adoro este jogo de sabores que se presta a imensos formatos. Simplesmente salteados, incluído numa boa massa, numa pizza, ou até num bolo, como se pode ver aqui.
Desde que conheci esta massa base no livro Popina que a uso para as mais diversas conjugações. Adoro a leveza com que fica e a forma como recebe bem legumes, queijos ou enchidos. É ligeira e perfeita.
Desta feita, depois deste desafio tão bem superado, surge este bolo salgado que agradou tanto e deu forma a um excelente almoço.
Porque adoro bolos salgados, envio esta proposta à Marta para ajudar a encher a mesa deste mês. Resultará verdíssima e linda, seguramente.

BOLO DE ESPINAFRES AO ALHO COM SEMENTES DE PAPOILA

Ingredientes

(10-12 fatias)
|Massa
2 ovos, grandes
240 ml de leite
80 ml de óleo
50 ml de azeite
160 gr de sêmola de milho
120 gr de farinha com fermento
1 colher (sobremesa) de fermento
1 boa pitada de sal marinho tradicional, by Necton
1 boa pitada de pimenta
1 boa pitada de noz moscada
1 boa pitada de pimentão doce fumado
2 colheres (sopa) de sementes de papoila|Recheio
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de bacon em cubinhos
3 dentes de alho, grandes
160 gr de espinafres frescos
1 pitada de sal marinho tradicional, by Necton
1 pitada de pimenta
1 pitada de noz moscada
2-3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Noz pecan para decorar
Molho tzatziki para acompanhar (receita aqui)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma redonda de 22 com de diâmetro e forrar o fundo com um disco de papel vegetal também untado. Reservar.
Num recipiente juntar os ovos, previamente batidos, o leite, o óleo, o azeite, a farinha, o fermento, as especiarias, o sal e a sêmola de milho e envolver bem até ficar num preparado homogéneo. Deixar repousar em local fresco uns 20-30 minutos.
Entretanto preparar o recheio. Colocar a manteiga numa frigideira anti-aderente a quando aquecer adicionar o alho esmagado e o bacon, deixando cozinhar um pouco sem permitir que o alho escureça. Adicionar de seguida os espinafres laminados e bem escorridos. Temperar com sal, pimenta e noz moscada e deixar saltear um pouco, apenas 3-4 minutos. Retirar/escorrer o liquido libertado e adicionar o queijo, envolvendo bem. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Pegar na massa que esteve a repousar, adicionar as sementes de papoila e envolver. De seguida, espremer bem os espinafres e envolver na massa delicadamente.
Verter o preparado na forma e dispor por cima noz pecan e sementes de papoila a gosto.
Levar ao forno cerca de 35-40 minutos, até a massa estar firme e ligeiramente dourada. Fazer o teste do palito e retirar do forno. Deixar arrefecer 15 minutos e desenformar.
Servir acompanhado com molho tzatziki e uma boa limonada.