Se há ano em que as loucuras do clima tiveram enorme influência no decorrer normal dos ciclos e sazonalidades naturais das frutas e legumes, está a ser este.

Não me recordo da macieira de sonho dos meus pais demorar tanto tempo a carregar. Não tenho memória de um Maio em que as fruteiras não transbordassem de ameixas. E nunca aconteceu a prima não trazer aquela caixinha, que todos os Junhos ansiamos ver chegar, com a bela cereja de Resende.
2016 mostra-se estranho e bastante anti-natura no que há agricultura diz respeito, não nos permitindo usufruir de alimentos, que tão felizes nos fazem, na sua época habitual.

Acabei por comprar alguma cereja do Fundão e felizmente apanhei-a boa. Grande, carnuda e doce, ainda deu para nos deliciarmos e serviu para compor e embelezar algumas sobremesas.

Esta receita acompanha a apresentação da Mercearia Bio. Para quem não conhece é um projecto sediado em Portimão, que surgiu em 2006 e propõe-se responder à crescente vontade de consumidores empenhados num estilo de vida mais saudável, garantindo a contínua disponibilidade e entrega de produtos biológicos por todo o país.

Para acompanhar resolvi fazer um burek doce mas saudável, super simples de executar e que se mostrou delicioso! Gosto de misturar requeijão com doce de frutos e neste formato ficou perfeito, também auxiliado pelas sementes que conferem mais textura.

 

 

MINI BUREKS DE CEREJA E REQUEIJÃO

Ingredientes

(2 mini bureks)
1 requeijão grande (usei de ovelha)
12 cerejas maduras, descaroçadas
1/2 colher (sopa) de sementes de chia
1 colher (sobremesa) de sementes de papoila
2 colheres (sopa) de mel de flor de laranjeira
4 folhas grandes de massa filo
1 lima
Azeite
Amêndoa laminada

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Pincelar com azeite um recipiente rectangular de ir ao forno. Reservar.
Descaroçar as cerejas e partir em metades e/ou quartos. Reservar.
Esmagar o requeijão com um garfo, juntar uma colher de mel e a raspa de lima e misturar bem. De seguida envolver as sementes de chia e as cerejas. Reservar.

Abrir a massa filo na bancada e colocar as 4 folhas sobrepostas. Cortar ao meio no sentido do comprimento criando dois rectângulos. Pincelar cada folha com azeite e polvilhar com um pouco de sementes de papoila, colocando outra folha por cima. Repetir este processo até acabar a massa filo.
Espalhar o recheio pelas folhas, deixando uma margem de massa livre a toda a volta, e “regar” com o mel restante.
Enrolar a massa delicadamente até formar um rolo comprido, pressionando as extremidades para evitar que o recheio saia. De seguida começar a enrolar o rolo sobre si mesmo, criando o efeito caracol ou espiral. Aqui é essencial ter algum cuidado pois facilmente a massa “rasga”. Depois do caracol feito, transferi-lo para um recipiente de forno – forma ou prato – previamente untado com azeite.
Se existirem pequenos rasgões, usar pedacinhos de massa para os tapar, tipo remendo. Com a cozedura eles agarram à massa do rolo sem problemas.

Pincelar os bureks com azeite e polvilhar com um pouco de sementes de papoila e amêndoa laminada.
Espalhar pedaços de cereja à volta e levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até a massa estar douradinha e firma. Se começar a queimar proteger com papel de alumínio até estar pronto.
Retirar do forno, deixar arrefecer e servir.
Nota: é um prato que sabe melhor fresco devido à natureza do requeijão.