Perfeito. É talvez o melhor adjectivo para este prato.

Normalmente a simplicidade inteligente e o saber como as coisas interagem entre si funcionam assim. Num prato tão simples, com ingredientes de uso diário, quase básicos e muito acessíveis, conseguimos ter um resultado soberbo.
A nossa gastronomia tem o condão de nos mostrar isso frequentemente, e neste prato, a Mónica Pinto, autora do blog mais bonito de Portugal, concretiza-o igualmente bem. Como sempre.
Como em imensas das suas receitas aqui imperam igualmente a intensidade e o sabor às nossas raízes. Já para não referir a beleza dos pratos, onde o carácter rústico nunca saiu tão favorecido.
À imagem do blog com o mesmo nome, dos primeiros por que me apaixonei há vários anos atrás, o livro Pratos & Travessas, é assim: lindo, delicioso, intenso e envolvente. Muita sensibilidade e profissionalismo dão forma a um espaço de contemplação de boa comida e autênticas telas fotográficas. Um regalo único.De entre das muitas receitas marcadas assim que comprei o livro, esta foi a primeira a experimentar e bisar. Seguir-se-à seguramente o Pudim de Pão, Bacalhau, Ovos e Coentros, que não me sai da cabeça, e o Bolo Fôfo de Morango, que me desperta bastante curiosidade.

A nós compete-nos agradecer tanta coisa boa e linda que este blog nos oferece com a sua elevadíssima qualidade e carácter incomparável.
Muito Obrigada, Mónica!

E porque sem tomate esta receita nunca seria esta delícia, Marta, segue direitinha para a tua mesa. Mais uma maravilha cheia de personalidade. Espero que gostes!

BATATAS ESPEVITADAS

(Receita do livro “Pratos & Travessas”, de Mónica Pinto)

Ingredientes

(4 pessoas)
 600 gr de batatas, cortadas em rodelas não muito grossas
1 cebola grande, cortada em rodelas médias
2 dentes de alho ralados
1 pimento verde grande, cortado em tiras
2 latas de tomates em cubos (780 gr)
3 colheres (sopa) de azeite
4 ovos
1 colher (chá) de chili em pó (não usei)
Sal marinho tradicional, by Necton
Pimenta preta qb
Mozzarella ralado para polvilhar
Pão rústico para acompanhar

Preparação

 Aquecer o azeite numa frigideira anti-aderente, grande e de fundo grosso. Fritar a cebola e o pimento no azeite quente até amolecerem.
Juntar as batatas e mexer bem, envolvendo todos os ingredientes. Acrescentar o tomate, os alhos e o chili e voltar a mexer.
Temperar com sal e pimenta a gosto, tapar a frigideira e deixar cozinhar em lume médio até as batatas ficarem quase tenras, cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando e juntando um pouco de água se ficar demasiado seco. Quanto mais larga for a frigideira e mais finas foram as batatas, mais rápida será a cozedura.
Passados 15 minutos abrir os ovos em cima e deixar cozinhar, com a frigideira destapada, até as claras ficarem brancas mas sem deixar cozer as gemas. Salpicar as batatas com o mozzarella ralado a gosto e deixar derreter.
Servir com bom pão rústico.