O figo é aquele fruto que mais dificuldade tenho em arranjar da forma que gosto. Não sei se acontece só comigo mas infelizmente nem todos os anos tenho a sorte de saborear bons figos.

Este Outubro brindou-me com estas pequenas e frágeis delícias, e claro, além de os devorar ao natural, aproveitei para os conjugar com uma base robusta e cheia de contrastes.

O queijo gorgonzola que resolveu, e muito bem, envolver-se com a batata doce, gerou um puré bem especial, que recebeu a doçura do figo e do mel na perfeição.

Realmente a versatilidade do formato bruschetta permite-nos explorar as mais diversas e inesperadas conjugações, e este é mais um exemplo disso.
Quando forem brindados com bons e doces figos não hesitem experimentar esta sugestão, que apesar de ligeira conseguiu dar forma a um bom e composto almocinho.

 

 

BRUSCHETTAS DE PURÉ DE BATATA DOCE E GORGONZOLA COM FIGO ASSADO
Ingredientes
(5-6 bruschettas)
200 gr de batata doce (polpa laranja)
2 colheres (sopa) de natas
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
Pimenta
Noz moscada
80 gr de queijo gorgonzola
Fatias de pão rústico tostado
Espinafre fresco
Figos frescos
Mel
Sementes de sésamo tostadas
Preparação
Cortar os figos ao meio e levar a assar em forno pré-aquecido a 190ºC, sobre papel vegetal, durante cerca de 10-12 minutos até começarem a libertar sumo.
Descascar a batata e levar a cozer em água temperada com sal. Quando cozida reduzir a puré, e em lume brando juntar as natas, a manteiga, a pimenta, a noz moscada, e se necessário um pouco mais de sal. Mexer até estar bem cremoso. Retirar do lume e acrescentar o queijo gorgonzola cortado em pedaços. Mexer delicadamente até este começar a derreter e estar envolvido no puré.
Barrar um pedaço generoso de puré em cada pão/tosta e espalhar um pouco de espinafre crú laminado por cima.
De seguida dispor os figos assados por cima e finalizar com um fio de mel e sementes de sésamo tostadas.
Servir.