Olhando assim de repente para este menino, se calhar pensarão que tem aspecto de bolo, ou de pão, mas nunca de broa. E pensarão também “então porquê este nome?”.
Efectivamente, apesar de visualmente pouco se aproximar deste último formato, a verdade é que assim que pus um pedaço na boca, Broa foi a palavra que ocorreu imediatamente. A sua textura soltinha e mais granulada não engana e sinto que estou a comer um pedaço de broa, da família da de milho, mas com sabores bem distintos.

Esta proposta trás algumas estreias por cá, que é algo que eu gosto sempre.
Usei farinha de castanha pela primeira vez. Apercebendo-me que deve ser associada a outro tipo de farinha mais forte para resultar melhor, e tendo aqui de evitar o gluten, lembrei-me de recorrer à sêmola, porque consegue conferir uma leveza que francamente me agrada.
O “ovo” de linhaça, que já andava há algum tempo curiosa para testar, foi finalmente usado. É um método muito frequente em receitas vegan como meio de garantir a função do ovo (o verdadeiro) numa receita. E é realmente do mais simples de executar, bastando juntar água à farinha de linhaça até se obter uma papa consistente.
Numa receita com estas particularidades resultou muito bem, deixando-me curiosa para ver o seu comportamento em receitas doces, menos encorpadas.

Para este mês a Carla pediu-me um pão sem gluten, sem lácteos, sem açúcares, sem ovo. Dei-lhe, com todo o gosto, uma broa isenta de tudo que se pretende nesta edição da rubrica “Inspirar & Nutrir“, que nos consegue oferecer sempre propostas mais alternativas e super interessantes, onde o sabor nunca fica comprometido. E que, não menos importante, me tem ensinado imenso na área da nutrição.

Ainda que compreenda que muita gente possa olhar para a receita e pensar que não tem metade dos ingredientes em casa, acreditem que já são de fácil acesso nas secções específicas dos hipermercados e, garantidamente, nas lojas da especialidade.
Não deixem, por este motivo, de experimentar esta broa altamente nutritiva, rica em fibras e minerais, saciante. Basicamente cheia de saúde.
É do mais simples que há (nem batedeira é preciso), e garante uma companhia perfeita e estimulante para pequenos almoços ou lanches.
Fica perfeita na lancheira e por cá desapareceu rapidamente em dois ou três snacks do melhor.

BROA DE CANELA E ARANDOS

Ingredientes

(8-10 fatias)

1 ovo de linhaça*
120 ml de bebida de arroz
70 ml de azeite ligeiro
100 gr de farinha de castanha (usei Bio)
120 gr de sêmola de milho (polenta)
1 colher (sopa) de farinha de alfarroba
1 colher (chá) de fermento
1/2​ ​colher (café) de açafrão
1 colher (​sopa​) de canela
1 pitada de gengibre
1 boa pitada de sal
​75 gr de arandos secos
Mistura de sementes e noz para a cobertura ​

*Para o ovo de linhaça juntar 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (usei da castanha) com 6 colheres de sopa de água. ​Mexer bem e a​ guardar 8-10 minutos até se formar uma papa algo consistente. Está pronto a usar.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Preparar uma forma a gosto. Usei spray mas podem pincelar ligeiramente com azeite e polvilhar com farinha.
Começar por fazer o ovo de linhaça e reservar.
Entretanto num recipiente juntar os secos, polvilhando a farinha de castanha, a de alfarroba e a sêmola de milho, acrescentando o açafrão, a canela, sal e o fermento. Mexer apenas para envolver.
Adicionar o ovo de linhaça e de seguida os líquidos- azeite e bebida de arroz – e mexer tudo com um batedor de varas. Acrescentar os arandos e envolver. Deixar repousar cerca de 10 minutos para a sêmola absorver melhor os líquidos.
De seguida verter na forma, polvilhar com as sementes e com a noz grosseiramente partida e levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até a superfície estar firme e dourada. Fazer o teste do palito e se sair seco retirar do forno.
Deixar arrefecer uns 15 minutos e desenformar.