A Primavera é dos momentos, fases, ambientes mais revitalizantes que o terceiro mês do calendário nos pode oferecer. Março, que invariavelmente me trará sempre demasiadas memórias e sentimentos variados, mostra-se valioso nesta característica de provocar alta sensação de renovação e chegada de boas energias.

Este mês, a Lia e nosso o Sweet World, convidam a dar forma a um dos bolos que sempre achei lindo e vi como complicadíssimo de executar. Como tantos outros que entretanto fomos desmistificando.
Para mim sempre foi uma espécie de bolo xadrez, que me punha a pensar como se conseguiriam encaixar aqueles quadradinhos de tons alternados, de forma tão impecável?!
Fiquei a saber mais tarde que este elegante doce denomina-se de Battenberg Cake e tem origens alemãs, simbolizando a união entre a Inglaterra e a Alemanha, segundo consta. Mas para conhecerem mais das origens deste bolo, nada melhor do que o fazerem na blog da Lia.

Tecnicamente falando, devo dizer que não achei um doce nada complicado.
Basicamente temos uma massa simples de bolo, que posteriormente se divide em dois tons diferentes para se obter o efeito axadrezado, sendo finalizado com revestimento a massapão. Simples!
O único “segredo” para um bom resultado estará no rigor do corte dos rectângulos da massa, que deverão ficar exactamente do mesmo tamanho.
O massapão já é um habitué aqui pelo desafio, pelo que, não apresentará grande dificuldade. Para esta experiência segui a receita do Rui, que me tinha ficado debaixo de olho pela simplicidade que me aparentava ter. A receita que usava era mais trabalhosa e demorada, e rendi-me mesmo a esta que funciona lindamente sem precisar de repousar no frio.

A receita foi das mais rápidas de decidir, visto ter recebido o livro de onde a retirei pouco tempo depois do tema estar escolhido. Além dos sabores, côco e framboesa me conquistarem de imediato, gostei da sua leveza. Alterei pouca coisa e optei por colorir ligeiramente o massapão para conferir mais expressão ao bolo.

É um bolo muito expressivo e inquestionavelmente elegante, com bastante versatilidade cromática, e naturalmente em termos de sabor, e que até tem direito à sua própria forma! (achei imensa piada a este pormenor!)
O sabor, esse vale bem a pena o trabalho (reduzido).
A massa não é nada seca, antes bem fôfa, e o doce que une as peças e cola o massapão enriquece imenso o bolo. A cada trinca, tudo envolvido cria aquele efeito delicioso e único. Além de ser uma peça adorável, temos de admitir.

Gostei muito de explorar este tema e tenho de dizer que sim, cara sócia, fiquei convencidissima com este doce do mundo, e principalmente, abençoado Sweet World! Como tão bem dizes.

Para a composição de apresentação do especial Battenberg não resisti a usar alguns elementos da nova coleção Romântica da KASA, que até ao dia 19 deste mês invade os Continentes e nos convida a renovar, no âmbito da campanha “Tudo para a Casa”.
A imagem, padrões e tons deliciosos desta linha assumiram-se perfeitas para receber este doce.

Deixem-se levar pela curiosidade e experimentem esta pequena e doce maravilha do mundo que tanto nos vai ensinando. Usufruam!

 

BATTENBERG DE CÔCO E FRAMBOESA

(Receita adaptada do Livro Homemade Memories, de Kate Doran)

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Massa
70 gr de framboesas frescas ( a receita original indica 50gr)
5 colheres (sopa) de leite de côco
250 gr de farinha
2 colheres (chá) de fermento
50 gr de côco ralado
Raspa de 1 limão
170 ml de óleo de girassol
200 gr de açúcar (a receita original indica 260gr)
3 ovos
2 colheres (chá) de extracto de côco (não usei)
|Cobertura e Decoração
175 gr de doce de framboesa (sem sementes)
500 gr de massapão de côco*
Framboesas frescas para decorar

|Massapão de côco
100 gr de açúcar em pó
80 gr de açúcar granulado
180 gr de farinha de amêndos (amêndoa ralada)
30 gr de clara
1/2 colher (café) de extracto de côco
1 gota de corante rosa (gel)

Preparação

Pré–aquecer o forno a 180+C.
Untar com manteiga uma forma quadrada de 20cm de lado, e revesti-la com duas caixas de papel vegetal, separadas exactamente a meio, garantindo que as duas partes fiquem rigorosamente com as mesmas dimensões.
Triturar as framboesas frescas juntamente com duas colheres de sopa de leite de côco. Depois de bem triturado passar num coador para remover as sementes. Reservar.
Peneirar a farinha para um recipiente e juntar.lhe o fermento, o côco ralado e a raspa de limão. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar e o óleo durante cerca de 2 minutos. Acrescentar de seguida a mistura dos secos e envolver sem bater demais.
Dividir a massa em duas partes iguais. (aconselho a pesar na balança para garantir que fiquem com a mesma quantidade). A uma das partes juntar o creme de framboesa com côco e a outra juntar as restantes 3 colheres de sopa de leite. Envolver e verter cada uma no seu lado da forma (aconselho a verte-las ao mesmo tempo para criarem pressão uma sobre a outra e evitar “invasões de terreno”.
Levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Fazer o teste do palito, e se sair seco retirar do forno.
Deixar arrefecer cerca de 10 minutos e retirar da forma, deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Retirar o papel vegetal, cortar os topos e aparar as laterais de cada bolo. Aqui o essencial é que fiquem do mesmo tamanho. Cortar cada rectângulo ao meio de forma a obter 4 elementos.
Para a montagem:  colocar um rectângulo de cada cor na base, barrando a face interior com doce de framboesa para que colem. De seguida barrar a superfície com doce e colocar os outros dois rectângulos, em tons opostos aos da base, criando o efeito xadrez, voltando a barrar com doce. Envolver em película aderente e deixar assim uns 15 minutos ou enquanto se prepara o massapão.
Para o massapão: juntar num triturador/processador os açúcares, a amêndoa, a clara e o extracto de côco. Processar até ficar tudo bem envolvido numa bola. Retirar para uma superfície ligeiramente polvilhada com açúcar em pó, juntar a gota de corante a amassar até a massa estar colorida uniformemente. Reservar. (Não precisei, mas se a massa estiver demasiada pegajosa e difícil de trabalhar levar um pouco ao frio envolvido em película aderente).
Esticar bem o massapão de forma a cobrir a massa toda (cerca de 25x40cm). Barrar as laterais do bolo com doce de framboesa, colocar o bolo ao centro do massapão, cortar o excesso dos topos, e cobrir o bolo pressionando levemente o massapão de forma a que cole perfeitamente à massa. Virar a junta para baixo e colocar o bolo no prato de servir.
Decorar a gosto e servir.