De todos os livros de culinária com que me cruzo marcam-me sempre mais os que me conseguem ensinar algo para além da receita.  É excelente fazer, simplesmente, um bolo bolinho, um prato principal composto e delicioso, uma entrada cheia de estilo e repleta de sabor. Sem nenhum tipo de história por trás. Mas quando me deixo envolver por aqueles livros que me mostram mais de outras culturas, que me conseguem fazer perceber porque aquela receita usa aqueles ingredientes, se foi apenas porque nasceu naquela zona geográfica ou porque surgiu de determinados acontecimentos sócio-culturais, tenho de confessar que me toca bem mais.

Há livros de cozinha do mundo que compro porque acabaram de sair ou porque li óptimas opiniões sobre, e depois há aqueles que surgem por acaso, quando vamos ali almoçar rapidamente ao Mercado do Bom Sucesso e nos deparamos com uma banca de livros, não propriamente recentes ou da moda, super baratos, e nos encantamos de imediato.
O livro de onde saiu esta receita não deixou de me piscar o olho só porque já estava desbotado qb pelo passar do tempo. Era italiano, o que para mim já é meio caminho andado para lhe pegar, e mostrou-me uma cozinha mais típica e regional, que tanto me agradou conhecer. Retrata a zona da Toscana e apresenta alguns pratos tradicionais e genuínos com interessantes combinações que desconhecia totalmente.

Não sendo eu a maior amante de mousse de chocolate, quando li esta receita achei curioso o uso da calda aromatizada e, claro está, do ricota! Foi a primeira do livro a executar e gostei tanto que acabei por fazer, e publicar até antes da original, esta adaptação que é uma das minhas mousses favoritas de sempre.

Não é propriamente cremosa, tem antes uma textura algo densa e pastosa, ainda que ligeira, que adoro. É de facto muito mais o meu tipo de mousse de chocolate do que as versões convencionais. Faz-se rápido, o nível de doçura é facilmente controlável, assim como o recurso ao açúcar refinado, e parece-me a melhor mousse de chocolate de Verão para quem quiser variar das bases de fruta, mantendo algum carácter ligeiro.

Convido-vos a experimentar esta envolvente maravilha!

 

MOUSSE DE RICOTA E CHOCOLATE

(Receita do livro “Cozinha da Toscana”, vários autores)

Ingredientes

(6 pessoas)

100 ml de água
85 gr de açúcar da cana integral
1 pau de canela
2 cravinhos
Casca e sumo de 1 laranja
150 gr de queijo ricota
120 gr de chocolate negro (70% de cacau)
Physalis, hortelã e sementes de sésamo para decorar

Preparação

Levar ao lume a água com o açúcar, as cascas finas (evitar a parte branca) e o sumo de laranja, a canela e o cravinho. Deixar ferver, abanado o tacho até o açúcar diluir completamente e reduzir um pouco, formando um xarope. Cerca de 8-10 minutos, com o lume no mínimo. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Partir o chocolate em pedaços pequenos e levar a derreter em banho-maria. Deixar arrefecer quase completamente.
Entretanto juntar o queijo ricota à calda (já coada), envolver bem e acrescentar o chocolate. Mexer tudo muito bem até chegar a um preparado macio e uniforme. Verter para uma taça grande ou copinhos individuais e levar ao frio 2-3 horas.
Antes de servir decorar a gosto. Neste caso sugere-se physalis, hortelã e sementes de sésamo. Servir fresco e conservar no frio.