A versatilidade de uma boa sopa, que tanto pode constituir uma simples entrada como dar forma a uma bela e completa refeição, nunca deixa de surpreender.

Sendo algo tem enraizado em qualquer cultura, ainda que assumindo formas, consistências e sabores tão distintos, seja em que língua for, tem aquela capacidade única de facilmente nos aconchegar o estômago e a alma.
E esta surpreendeu bastante pela intensidade e contraste de sabores e texturas. De imediato aqueles cajús bem douradinhos e crocantes nos piscam o olho. Imaginando a relação que estabelecem com a batata doce e uma base rica em alho francês, a certeza de que constituirá uma boa refeição é clara! A cayena dá aquele toque especial, ainda que aconselhe a alguma contenção para os menos dados a sensações picantes.

Esta receita consta de um livro que se revelou um excelente surpresa pela forma tão natural, envolvente e enraizada como apresenta as suas propostas tão diversificadas.
Obrigada, doce! O que o teu despachanço já me ensinou não tem preço.

O Inverno está a ganhar força e confesso que este ano ainda não investi devidamente neste tipo de prato. Decididamente esta sugestão abre muito bem as hostilidades.

SOPA DE BATATA DOCE E CAJÚS AMANTEIGADOS

(Receita do livro “Home Made” , de Ivette Van Boven)

Ingredientes

(2-3 doses)

1 cebola
2 alhos franceses
3 batatas doce (usei de polpa laranja)
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1 litro de caldo de frango ou legumes
1 pitada de pimenta cayena
350 gr de grão de bico cozido
Oregãos frescos qb (usei mangericão fresco)
4 colheres (sopa) de cajú natural
25 gr de manteiga
Sal marinho
Crème fraîche qb (usei iogurte grego natural)

Preparação

Levar um tacho grande ao lume e saltear na manteiga, a cebola picada, o alho francês em rodelas, o alho picado e a batata doce cortada em cubos. Deixar uns minutos até os legumes amolecerem e acrescentar o vinho. Acrescentar o caldo, a folha de louro partida, a pimenta cayena e uma pitada de sal. Deixar ferver em lume brando cerca de 20 minutos, até os legumes estarem cozinhados. Retirar metade dos legumes para fora e reduzir a puré (limitei-me a esmagar bem com um garfo). Voltar a juntar os legumes esmagados à sopa. Acrescentar o grão de bico e uma folhas de mangericão cortadas e deixar cozinhar mais um minuto.
Entretanto, num tachinho, colocar a manteiga a derreter e fritar os cajús até estarem douradinhos.
Colocar a sopa no prato de servir, acrescentar uma colher de iogurte grego por cima, distribuir um pouco de cajú, salpicar com sal marinho e com mangericão e servir de imediato.

Nota: se não gostarem de muito picante aconselho moderação no uso da cayena.