Para esta Páscoa o Continente resolveu criar este doce kit como forma de apresentar e implementar o conceito nórdico de Árvore da Páscoa.

Osterbaum foi um termo que conheci muito recentemente e consiste numa tradição alemã onde, à semelhança do que acontece no Natal com o pinheirinho, se faz Árvore de Páscoa.

A ideia é gira e o procedimento simples. Basta decorar ovos a gosto, ou até fazê-los num qualquer material, arranjar um galhos ou ranquinhos de árvore secos, idealmente sem folhas, ainda que fique lindo com florzinhas a brotar, e decora-los com os ovos executados.
É um momento que pode e deve envolver toda a família, que não exige grande consumismo e que os pequenos seguramente adoram.
Não sendo algo nosso, gostei muito de conhecer esta tradição e vou achar imensa piada em coloca-la em prática nos próximos anos.

Confesso que, por falta de tempo, não esperava fazer nenhuma publicação para a Páscoa. Contudo, a chegada deste presente trouxe o apelo, e senti que este cenário precisava de um bolinho para ficar completo. Por entre alguma correria para conseguir registar o ambiente, que nasceu num dia muito agitado, acho que valeu bem a pena e espero que vos agrade tanto como a mim.

É uma proposta de massa bem simples mas com ingredientes que, pessoalmente, considero de grande valor, que se executa num piscar de olhos (nem batedeira usei), e surpreende pelo sabor e textura, com os pedaços de chila que se vão afundando na massa a surpreenderem entre dentadas, e toda aquela capinha altamente crocante a rematar maravilhosamente bem.

Com isto a Páscoa só pode ser mais bonita e deliciosa, certo?
Que seja excelente!

BOLO DE AMÊNDOA, AZEITE E CHILA

Ingredientes

(8-10 fatias)

3 ovos grandes
120 gr de açúcar amarelo
70 gr de azeite ligeiro
1 iogurte grego natural
60 gr de farinha de amêndoa (amêndoa ralada)
130 gr de farinha de trigo (sem fermento)
1 pitada de canela (a gosto)
1 colher (sobremesa) de fermento
2-3 colheres (sopa) de doce de chila
Amêndoa laminada qb
Açúcar demerara qb

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma redonda sem buraco (usei de 16 cm de diâmetro para obter um bolo alto, mas poderão usar mais largas – 20 ou 22 cm), forrar o fundo com papel vegetal também untado e polvilhar com farinha. Reservar.
Juntar os ovos com o açúcar e mexer bem. Acrescentar o azeite e o iogurte e envolver até ficar homogéneo.
Noutro recipiente juntar os secos – farinha peneirada, amêndoa ralada, canela e fermento – e juntar ao preparado anterior. Misturar apenas até estar tudo bem envolvido, sem bater.
Colocar a massa na forma e distribuir por cima o doce de chila de forma equilibrada, sem concentrar grandes quantidades no mesmo local pois ele tem tendência a descer. Espalhar generosamente a amêndoa laminada por toda a superfície e de seguida o açúcar demerara.
Levar ao forno cerca de 35-40 minutos até a superfície estar firme e dourada. Colocar o forno na função grill e deixar, com cuidado, tostar um pouco mais.
Fazer o teste do palito e retirar do forno. Passar uma faca fina nas lateral e deixar arrefecer.
Desenformar, retirar o papel vegetal e servir.