O poder do efeito gratinado num prato foi algo que sempre me fascinou. Talvez por ser apaixonada por texturas, não sei. Mas aquela coberturazinha bem dourada, tostadinha e crocante que esconde e cobre um recheio mais suave e cremoso é, normalmente, o meu pedaço favorito.
Seja com queijo, frutos secos, broa ou simplesmente um molho encorpado, consegue elevar o prato para um dimensão mais interessante ainda.

Para preencher condignamente esta linda travessa da coleção Kapas, da KASA, que me encantou, queria uma proposta bem condizente também com o tempinho que se tem posto. Seria então algo reconfortante, saciante, bem saboroso e também saudável.
A massa, hidrocarbonato que adoro mas confesso tem andado muito fugido por cá, serviu de base e cenário a uma deliciosa e cremosa mistura de legumes com curgete, cogumelos e amêndoa. Não a explorava desta foram há algum tempo e soube muitíssimo bem.

O que também sabe bem a cada nova colação é conhecer as formas e padrões das linhas criadas pela KASA, que tem encantado pela actualidade e design. É difícil a escolha perante tanta louça bonita, colorida e versátil. Esta última característica, que por aqui é muito apreciada, marca forte presença na linguagem da marca.
Basta ver esta travessa oval para perceber que ela combina tão bem assim com um belo gratinado, como com um suculento assado, ou até com uma indulgente sobremesa de forno. Para apaixonados por louça como eu estes factores também contam.
Esta coleção especificamente tem artigos de mesa e cozinha que vão desde o pequeno almoço, às refeições principais passando pelo forno, criando um interessante jogo entre a neutralidade do padrão e apontamentos de cor. As canecas são uma delícia e é impossível escolher entre tantos padrões apelativos.

Se ainda não conhecem o novo catálogo não percam a oportunidade de o espreitar, e aproveitem para selecionar os artigos que mais vos encantem para receitas, por exemplo, como esta: saudável, deliciosa e envolvente.
Experimentem!

Gratinado Cremoso de Esparguete e Legumes

Ingredientes

(3-4 pessoas)

600 gr de abóbora manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 folha de louro
Pimentão doce fumado qb
Coentros em pó qb
Pimenta qb
Sal qb
​Azeite qb
Sumo de limão
1/2 copo de caldo de legumes
​1-2 curgete redonda
150 gr de cogumelos paris
100 gr de queijo ricota
2-3 colheres (sopa) ​queijo parmesão
Amêndoa laminada​
Esparguete para 4 pessoas
Cebolinho qb

​Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
​Descascar os legumes – abóbora, cebola, alho – limpar o pimento de pevides, e cortá-los em pedaços pequenos. Junta-los todos numa travessa grande de ir ao forno e regar com um fio generoso de azeite, temperar com sal, pimenta, coentros, pimentão doce, a folha de louro partida e sumo de limão. Envolver muito bem. Na mesma travessa mas ao lado, sem envolver nos outros legumes, colocar a curgete partida em fatias de cerca de 1 cm e os cogumelos partidos em quartos. Levar ao forno.
Enquanto os legumes assam cozer a esparguete em água abundante com sal até estar al dente.
Quando os legumes estiverem assados (é suposto que a mistura de legumes asse mais rápido e fique mais passada) retirar do forno e reservar a curgete e os cogumelos. Não desligar o forno.
Colocar a mistura de legumes (excepto curgete e cogumelos) na trituradora ou num copo para varinha mágica, retirar a folha de louro, juntar o caldo de legumes e triturar muito bem até ficar em puré. Acrescentar o queijo ricota, rectificar temperos adicionando o que faltar, e voltar a triturar até obter um preparado bem cremoso. Se ficar demasido espesso acrescentar um pouco mais de caldo.
Envolver bem o creme no esparguete já escorrido e colocar na travessa. Distribuir por cima as fatias de curgete e os cogumelos a gosto. Polvilhar generosamente com parmesão e salpicar com a amêndoa.
Levar ao forno cerca de 8 a 10 minutos para gratinar. No final colocar na função grill e deixar tostar um pouquinho mais a superfície. Retirar do forno, salpicar com cebolinho picado e servir imediatamente.
Sugestão: acompanhar com salada de rúcula.