O poder de um prato luminoso em dia de chuva e a sua capacidade imediata de nos alegrar a alma. Este post não vai mas poderia muito bem dissertar por aqui sem rumo definido.
Tanto haveria para dizer sobre. E talvez até fizesse sentido. Penso nisso cada vez que me noto a sorrir para a comida. Acho que sempre sorri, dada a paixão que lhe tenho desde que me lembro, mas talvez agora o faça de forma mais descarada, sem preocupações.

“Afinal é só comida” pensarão tantos. Já os meus preferidos entenderão exactamente o que quero dizer. É Comida!

Esta receita retrata mais uma nova experiência, que não é mais do que uma das panquecas mais famosas de sempre, a Ducth Baby. Um prato de origem americana, curiosamente, mas com grandes referências alemãs. Talvez por isso também se denomine de German Pancake. É normalmente servida ao pequeno almoço e apresenta imensas variantes de sabores. A sua base assenta sobre uma massa doce de Popover, outra iguaria americana.
Foi a opção tomada para usar o ingrediente secreto da rubrica “Segredo de 3”, da edição de Julho passado da revista Portugal de Sabores & Tradições, onde o Mirtilo assume papel central.

No fundo é apenas uma panqueca de forno, de textura fôfa e muito versátil, que confere uma roupagem mais sofisticada em relação às versões mais comuns de frigideira, e sinceramente, envolve de outra forma e dá mais gosto comer.
Outro aspecto delicioso desta receita é o processo de a ver crescer rapidamente no forno. Observar as suas extremidades a corarem e a elevarem-se para fora do prato. Como, aliás, deve ser.

É uma receita simples e tão saborosa, que apeteceu partilhar num dia de Março, o meu mês mais difícil. É partilhada num dia de sol, chuva, granizo e muita muita saudade. Aguardando que a Primavera chegue rápido.

 

Panqueca DUTCH BABY DE MIRTILO, BRIE E LIMA

Ingredientes

(2-3 pessoas)

3 ovos
100 ml de leite (ou bebida vegetal à escolha)
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1 pitadinha de sal fino
1 pitada de gengibre em pó
Raspa fina de 2 limas
60 gr de farinha
100 gr de mirtilos
2-3 fatias de queijo brie partidas em pedaços
Amêndoa palitada tostada
Açúcar em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Bater os ovos como o leite, o açúcar, o extracto de baunilha, duas colheres de manteiga, o sal, o gengibre e a raspa de lima, até obter um preparado liso e homogéneo. Acrescentar a farinha e envolver até estar perfeitamente misturada.
Colocar uma colher de sopa de manteiga num recipiente de ir ao forno (travessa, prato ou frigideira) com cerca de 20cm de diâmetro. Levar ao forno até o recipiente estar bem quente, com a manteiga derretida e a borbulhar. Abrir o forno, verter a massa na forma e espalhar os mirtilos por cima, a gosto.
Deixar no forno cerca de 15 minutos, até a massa ter crescido nas extremidades e estar firme e douradinha. Colocar os pedaços de queijo brie por cima, reduzir a temperatura para 170ºC e deixar assar mais 5 minutos.
Retirar do forno e deixar repousar um pouco. Espalhar a amêndoa torrada e alguns mirtilos frescos por cima, polvilhar com açúcar em pó e servir ainda quente.