Quando me ouço dizer que, com imensa pena, tenho tido muito menos disponibilidade para alimentar o blog com novas receitas e posts, também rapidamente me vejo a concluir que não é só a agitação e exigência da vida profissional que me tem impedido de o fazer. É curioso perceber como os convites que vão surgindo através do blog, acabam por nos deixar menos tempo para o manter como gostamos. Há aqui uma certa antagonia que num momento bem inicial nos pode frustrar, mas só até percebermos que faz parte. Afinal, os convites e solicitações que temos o prazer de aceitar só surgem graças ao trabalho que fazemos blog. Está tudo interligado e devemos sempre gerir o que nos chega da forma mais tranquila e realista possível.

Estas trufas foram a última receita que estruturei quando recebi o convite para participar nesta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Convite que me deixou altamente surpreendida e muito entusiasmada. Foram aliás uma solução de recurso para o caso das outras duas receitas não cumprirem o tempo previsto. A inexperiência tem destas coisas e a prevenção nunca nos deixa ficar mal. Como tal, lá foram para Óbidos deliciar quem provou.

O tema deste ano é a sustentabilidade e, nesse contexto, quis reforçar a preocupação com uma alimentação mais cuidada. Apesar do chocolate ser o ingrediente central, podemos minimizar os seus efeitos menos saudáveis e usa-lo de forma mais consciente. Neste caso associando a frutos secos, cereais e adoçantes naturais.
Ainda que das 3 receitas apresentadas esta seja a mais gordinha, pode encaixar perfeitamente numa festa ou a acompanhar um café quando nos apetece algo diferente. Acredito que o seu sucesso esteja no contraste entre o salgado, promovido pelo amendoim, e o doce do chocolate branco, que se mostrou mais do que suficiente para equilibrar a receita, que não leva mais nenhum ingrediente doce

À Câmara Municipal de Óbidos quero agradecer o convite e a possibilidade de viver uma experiência tão diferente. O sentimento não podia ser mais positivo e repleto. O apoio e interesse de toda a equipa, desde o primeiro contacto até ao final do Showcooking, não poderia ser mais atencioso. Muito Obrigada!
A todos que acarinharam, torceram e apoiaram outro grande Obrigada. Se há uns anos me dissessem que um dia estaria num palco a cozinhar com plateia, eu responderia que estavam loucos.

Até dia 18 de Março podem e devem invadir Óbidos e deliciarem-se com tudo que este Festival tem para oferecer. E se quiserem uma dica, só vos digo: Bombocas!

TRUFAS DE AMENDOIM, CÔCO E CHOCOLATE BRANCO

I​ngredientes​

(16-18 trufas)

120 gr de bolachas digestivas (pouco doces)
​6​0 gr de côco ralado ligeiramente torrado
​2-3 colheres (so​pa) de amendoim natural tostado​
​70 gr de manteiga de amendoim caseira
8​0 gr de queijo ​mascarpone
1 pitada de gengibre em pó
​200 gr de chocolate​ ​branco (usei sucedâneo)
​Amendoim frito salgado, grosseiramente triturado, qb, para polvilhar​

P​reparação

Triturar as bolachas juntamente com o côco ralado​ e o amendoim. Quando resultar numa mistura areada fina, acrescentar a manteiga de amendoim, o mascarpone​ e o gengibre e voltar a triturar até ficar com uma consistência ​areada mas já um pouco colante. Não triturar demais pois não é suposto ficar cremosa!
Pegar em pedaços de massa e comprimir, moldando pequenas bolinhas. Levar ao frigorífico durante 1 hora.
Derreter o chocolate branco em banho maria até ficar cremoso e uniforme. Mergulhar uma bolinha de cada vez no chocolate derretido e com a ajuda de um garfo, cuidadosamente, retirar e dispo-las sobre papel vegetal. Polvilhar de imediato com o ​amendoim salgado e deixar arrefecer até solidificar bem o chocolate.
Levar ao frigorífico até servir. Conservar no frio.

Nota: não é suporto nem desejável que a massa fique muito cremosa. É preferível que fique mais solta e areada, sendo depois comprimida ao moldar. Quanto mais gordura tiver pior é para a manutenção do chocolate sem rachar.