A decisão sobre este tema – o 28º – surgiu de forma muito curiosa. Ambas, eu e a sócia, no árduo debate mensal sobre qual será o próximo doce do mundo a propor no âmbito do nosso doce Sweet World, o lançamos quase em simultâneo. Ainda que fosse um tema que não figurasse na nossa extensa lista, eu tinha-o descoberto recentemente e a Lia já o pretendia sugerir. Coincidentemente pareceu-nos às duas ideal para esta altura. Podem então concluir como foi rápida e fácil esta escolha. E tão boa que se veio a mostrar!

Qualquer bolo com este tipo de cobertura, de aspecto bem crocante e caramelizado, chama automaticamente por mim. Este tinha o bónus extra de apresentar um valente senhor recheio que me deixou imediatamente a salivar.
Vi imensos, cada um com melhor aspecto do que o outro, e naturalmente guardei o nome bem guardadinho para executar mal fosse possível.

É um bolo de origem alemã, de seu nome Bienenstich, que traduzido à letra possui a mesma denominação que o nosso “Picada de Abelha”, ainda que sejam diferentes em termos de estrutura e tipo de doce, assemelhando-se apenas na cobertura.
Os dados históricos situam-no lá bem atrás no século XV, mas nada melhor do que passar pelo blog da Lia para ficarem conhecer melhor as suas raízes.

Ao analisar a receita francamente espantou-me que a massa fosse do tipo que leveda (quem vai passando por aqui sabe que fujo um pouco dessas massas), mas ao mesmo tempo deixou-me curiosa. Por norma são massas mais compactas e secas mas também menos doces e algo sóbrias. Comecei a imaginar como poderia resultar particularmente bem quando envolvida com o creme.

As alterações relativamente à receita original foram quase nulas. Optei apenas por usar uma forma mais estreita pois idealizei um bolo com mais expressão de altura, para o que uma generosa e abundante camada de recheio contribuiriam.
Posso dizer que à partida este tipo de massa só me agrada no primeiro dia dada a sua textura, mas neste caso, come-la bem fresquinha impregnada de creme, cria uma combinação incrível, onde massa, recheio e cobertura se envolvem na perfeição.

Optei por seguir a receita da Martha Stuart, que se mostrou bastante simples e acessível na execução, respeitando contudo os parâmetros essenciais do doce, que me conduziu a um bolo definitivamente diferente, que me surpreendeu muito pela positiva.

Mais um doce do mundo que se apresentou um Sr. Delícia. Excelente tema este!

BEE STING CAKE

(Segui esta Receita)

Ingredientes

(10-12 fatias)

|Creme
1,5 cháv. (chá) de leite
5 colh. (sopa) de mel
4 gemas de ovo
1/4 cháv. açúcar
3 colh. (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
2 colh. (sopa) de manteiga sem sal
100 ml de natas de bater

|Massa
3/4 cháv. leite morno
2 colh. (sopa) de mel
1 colh. (sopa) de fermento instantâneo (vulgarmente usado nas máquinas de fazer pão)
1/4 cháv. açúcar
2 chav. farinha
5 colh. (sopa) de manteiga sem sal, amolecida

|Cobertura
3 colh. (sopa) de manteiga sem sal
2 colh. (sopa) de mel
2 colh. (sopa) de açúcar em pó
1 cháv. (chá) de amêndoas laminadas

Preparação

Começar por preparar o creme com antecedência para ficar firme o suficiente aquando do seu uso. Levar a aquecer num tachinho o leite juntamente com o mel. Quando estiver quente retirar do lume e reservar. Entretanto bater bem as gemas com o açúcar e o amido de milho até ficar um preparado fôfo. Ir vertendo o leite quente lentamente sobre o preparado das gemas, batendo sempre até estar bem envolvido. Levar novamente ao lume para engrossar, sem parar de mexer. Quando estiver na consistência desejada – bem firme – acrescentar a manteiga, mexer bem até derreter e retirar o creme do lume. Colocar película aderente mesmo colada à superfície do creme e levar ao frio no mínimo 2 horas, ou, idealmente, de um dia para o outro.
Para a massa do bolo juntar o leite morno com 2 colheres de sopa de mel e o fermento. Mexer e deixar repousar em local ameno 5 minutos. Juntar a farinha, o sal e a manteiga. De seguida misturar o leite aos secos e bater durante 3-4 minutos. Formar uma bola com a massa e passa-la para uma taça película aderente e deixar repousar durante 1 hora em local sem correntes de ar até crescer um pouco.
Preparar uma forma com 20 cm de diâmetro, untando-a com manteiga e polvilhando com farinha. No fim do tempo de repouso da massa, passa-la para a forma, voltar a tapar e deixar repousar novamente por mais 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Preparar o cobertura colocando num tachinho a manteiga e o mel. Quando derreter juntat o açúcar e deixar ferver cerca de 2 a 3 minutos até o preparado ganhar um cor ligeiramente caramelizada e adicionar a amêndoa laminada. Mexer bem e retirar do lume para arrefecer um pouco.
De seguida espalhar bem a cobertura de amêndoa sobre a massa e levar ao forno cerca de 20-25 minutos. Retirar do lume e passado 10 minutos passar a faca nas laterais da forma para soltar a massa e descolar a cobertura.
Entretanto concluir o recheio, batendo bem o creme. Bater igualmente as natas firmes com o restante mel e junta-las ao creme, envolvendo bem. Reservar até usar.
Quando o bolo estiver completamente frio desenformar e cortar ao meio, criando dois discos. Colocar o disco inferior no prato de servir e rechear generosamente com o creme de recheio. Colocar o disco superior por cima, sem pressionar muito e servir. Conservar no frio.