O México marca-nos até hoje as férias mais inesquecíveis de sempre. Foi uma cultura que ficou de tal modo ligada ao nosso imaginário mais emocional, que até hoje, sempre que ouço ou vejo qualquer referência ao país, largo um sorriso.

Com a comida não é diferente. Ainda que a nossa passagem por lá tenha sido muito na onda turística, alguns aspectos gastronómicos ficaram registados.
Naquela altura, há uns valentes anos atrás, não explorei esta vertente como hoje seguramente exploraria, quando lá. Mas ainda assim, alguns sabores e pratos despertaram de tal forma curiosidade que fiquei a conhecer muito mais da gastronomia mexicana pelas pesquisas que realizei cá depois da viagem.

As fajitas de frango, que não tive o prazer de comer in loco, são do mais fácil e delicioso que há. No fundo é um prato bem simples, tanto ao nível dos ingredientes como da execução, enriquecido pela diversidade de acompanhamentos que pode ter. Desde guacamole, a iogurte natural, pico de gallo, queijo chedar ou molho chipotle, tudo que faça sentido juntar às tirinhas de frango grelhadas com legumes é bem vindo.

Investi no molho chipotle, ainda que não o tenha consegui reproduzir com rigor pois faltava-me precisamente a pimenta chipotle. Mas como não sou dada a sabores demasiado picantes, não me importei muito. Usei cayena e usufruí.
Este molho é de facto muito bom. É também a única parte menos saudável da receita, o que para o caso é secundário. Dizia-vos para aligeirar usando maionese caseira, mas atenção, não consigo garantir que adquira a mesma consistência.
Pesquisei várias receitas do mesmo (não o conhecia mas pelos vistos é bem famoso e apreciado), e acabei por seguir esta que agradou muito.

Fajitas que souberam pela vida e voltarão a saber, pois não me vou esquecer deste prato facilmente. Além do molho, que tem aqui um papel diferenciador, encanta-me o sabor das especiarias em que a carne se envolve e todo aquele pimento grelhado a colmatar o conjunto.

É quase Verão (esperamos nós!) e esta será das melhores receitas para o comemorar. Para melhorar só mesmo rematando com um valente Daiquiri de Morango!

FAJITAS DE FRANGO

(6 fajitas)

Ingredientes

3 peitos de frango grandes e limpos de gordura
Azeite
2 cebolas roxas
1 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
Sal
Pimentão doce fumado
Cominhos
Pimenta
Sumo de lima
Coentros em pó
6 tortilhas de milho

|Molho “chipotle” (usei esta receita)
1 cháv. (chá) de maionese
1 pitada de cominhos
1 colher (chá) de pimentão doce fumado
1 pitada de tomilho seco
1 pitada de pimenta cayena (substitui o molho de pimenta chipotle que não tinha)
1 pitada de sal
1 dente de alho picado (ou alho em pó)
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de vinagre branco
Água (usar apenas se o molho estiver demasiado espesso)

|Pico de gallo
1 tomate grande
1 cebola
Coentros frescos
Azeite
Sumo e raspa de lima
Sal

Outros opções de acompanhamento: queijo cheddar ralado, guacamole, iogurte grego natural.

Preparação

Começar por fazer o molho que deverá ir ao frio antes de usar. Colocar a maionese numa taça, misturar todos os restantes ingredientes e envolver bem com um batedor de varas durante 2 minutos. É importante para o açúcar dissolver e ficar tudo bem envolvido. Tapar com película aderente e levar ao frio pelo menos uma hora.
Para o pico de gallo, picar muito bem a cebola e o tomate para uma taça, temperar com sal, azeite e o sumo e raspa de lima, acrescentar os coentros picados e envolver bem. Rectificar temperos se necessário e reservar no frio até usar.
Fatiar os peitos de frango em tirinhas finas de tamanhos aproximados. Colocar num recipiente e temperar com sal, pimenta, pimentão doce fumado, coentros em pó, cominhos e sumo de lima a gosto. Mexer muito bem para que toda a carne fique bem envolvida nas especiarias. Deixar marinar cerca de 2 horas ou de um dia para o outro.
Prepara os legumes, fatiando os pimentos e a cebola em tiras finas.
Levar um grelhador ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente acrescentar a cebola e os pimentos e deixar saltear um pouco. De seguida, em lume alto, acrescentar o frango para que core bem, e deixar cozinhar até estar no ponto (se os legumes começarem a ficar demasiado cozinhados, retira-los e deixar que o frango acabe de saltear).
Acrescentar os coentros frescos picados, mexer e retirar do lume.
Dispor um pedaço de frango e pimentos sobre cada tortilha, distribuir por cima os molhos a gosto, ralar um pouco de queijo cheddar, enrolar as tortilhas e comer.