Ingredientes bons que se juntaram e misturaram para, versátil e rapidamente, criarem bolinhas de saúde que, inesperadamente, convenceram 20 crianças muito pouco familiarizadas com trufas energéticas.
Se isto não prova que tudo passa por lhes dar a conhecer novas possibilidades de snacks desde pequenos, para lhes abrir horizontes, então não sei o que provará?!

Preparava estas trufas para levar à sala do pequeno em dia de leitura enquanto ele dizia “Estão boas… mas olha que eles não gostam disso!” Isto porque já ofereceu a alguns amiguinhos as que costuma levar para o lanche (as favoritas de todo o sempre!) e, por norma, nenhum gosta.
Contudo, com algumas alterações e optando por sabores mais conhecidos do seu paladar, foi com grande entusiasmo que verificamos uma adesão tão positiva por parte dos miúdos. Comeram e a maior parte quis repetir.

Como quis jogar pelo seguro optei por decora-las com formigos coloridos, garantindo que pelos olhos lhes conseguia despertar curiosidade e pelo menos pôr a provar. A realidade é que acredito que nem fosse preciso. Este elemento era mesmo o único açúcar refinado destas bolinhas.

Saíram assim mais umas trufas bem saudáveis que complementam lanches amigos e/ou adoçam qualquer festinha, e que não deixam margem para desculpas. Afinal, são do mais fácil, rápido e simples de fazer.

 

Trufas de Caju, Arroz Tufado E LARANJA

Ingredientes

(20 trufas)
8 a 10 tâmaras
200 gr de cajú natural
1 chávena (chá) de arroz tufado
1 colher (sopa) de mel
1/2 colher (sopa) de cacau magro em pó
Raspa de 1/2 laranja
1 boa pitada de canela
1 pitada de gengibre (opcional)
Formigos coloridos de açúcar para decorar (opcional)

Preparação

Começar por retirar o caroço às tâmaras e coloca-las de molho em água quente cerca de 30 minutos.
Colocar o cajú numa frigideira (sem nenhum tipo de gordura) e levar a lume baixo até tostarem ligeiramente. Ir mexendo frequentemente para não deixar queimar.
Escorrer as tâmaras depois de hidratadas e colocar na trituradora ou processador juntamente com a cajú já frio, e o arroz tufado. Triturar até ficarem bem desfeitos.
Acrescentar o mel, o cacau, a raspa de laranja e as especiarias e triturar um pouco mais até a massa começar a agregar (ficar mais pegajosa).
Com as mãos ligeiramente humedecidas em água pegar em pequenos pedaços de massa e moldar pequenas bolinhas.
Para lhes dar um ar mais festivo, passa-los de seguida por formigos coloridos, pressionando ligeiramente para que agarrem à massa (opcional).
Conservam 2 a 3 semanas no frigorífico.
Nota: a quantidade de trufas varia conforme o seu tamanho. Esta receita rende 25 mini-trufas, ou 12-15 trufas de tamanho “normal”.