É assumidamente uma das sobremesas de colher, e de camadas, que mais aprecio. Tem intensidade, tem aquela cremosidade essencial, tem imensa textura de que não prescindo, e tem ainda a incrível versatilidade de podermos jogar com os sabores frutados que entendermos, pois nunca deixa de resultar na perfeição. Qualquer bom Eton Mess dá forma a uma excelente sobremesa.

Ainda que a cereja em si não seja o fruto que melhor macera quando envolvida no açúcar, ou auxiliada por uma bebida licorosa qualquer, a opção foi vencedora.
Conseguimos, de facto, melhores resultados ao nível dos sucos naturais libertados pelos frutos com outros como o morango ou a framboesa, por exemplo. Mas a verdade é o que ao ser envolvida no creme de mascarpone, e, eventualmente macerar num bom vinho do Porto, fica maravilhosa.

Este ano as cerejas do Fundão chegaram primeiro do que as de Resende, que tenho a sorte de serem oferecidas pelas primas mais generosas do concelho. Algumas foram logo destinadas para esta sobremesa antes que desaparecessem por completo. Foi só juntar lasquinhas de chocolate e rapidamente se chegou à essência do clássico Black Florest, numa roupagem e formato mais ligeiros e adequadas à época, na melhor trapalhada possível dentro de um copo.
A decisão dificilmente podia ter sido mais acertada, dado que o resultado teve aprovação geral.

É um doce super fácil de fazer, que rapidamente embeleza qualquer mesa e, o melhor, é mesmo muito boa!
Já que para a semana este Inverno de Junho dará lugar a altas temperaturas de Verão, aproveitem e experimentem a receita. Bem fresquinha é realmente imperdível.

 

BLACK FLOREST ETON MESS

Ingredientes

(5-6 copinhos)

200 gr de cerejas
1-2 colheres (sopa) de açúcar
Sumo de limão
250 gr de queijo mascarpone
2 iogurtes gregos naturais
120 gr de açúcar em pó
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
6-8 suspiros
Lasquinhas de chocolate negro

Preparação

Começar por descaroçar as cerejas e corta-las em quartos. Coloca-las numa taça e acrescentar o açúcar normal/cristal e um pouco de sumo de limão. Deixar macerar cerca de 15 minutos.
Entretanto bater o queijo mascarpone (bem fresco) até estar cremoso e juntar os iogurtes, a baunilha e o açúcar em pó. Bater mais um pouco até estar um preparado uniforme e macio.
Com as mãos partir grosseiramente os suspiros em pedaços. Reservar.
Numa taça grande ou em copinhos individuais começar por colocar colheradas de creme na base, seguindo-se de uma camada de cerejas e outra de suspiros. Repetir o creme e acabar com mais cerejas e suspiros. Polvilhar com lasquinhas de chocolate negro, a gosto, e conservar no frio até servir.

Nota_1: Usei iogurte para um efeito mais ligeiro, mas poderão fazer com 200 gr de natas para bater que fica mais encorpado e super saboroso.
Nota_2: Se fizerem este Eton Mess só para adultos aconselho a  juntar um pouco de vinho do Porto, ou outra bebida a gosto, ao açúcar para macerar. Dá-lhe um toque ainda mais especial.