Em miúda, Sábado sempre foi dia de peixe. O avô saía cedo, ía (se a memória não me atraiçoa) até Matosinhos, e de lá trazia peixe fresco para o almoço. Por norma a mãe fritava-o quando era carapau ou faneca, e assava-o quando chegavam cavalas. Estas últimas na brasa, simplesmente com bastante molho verde, ainda dão forma a um dos meus pratos favoritos de peixe.

Um destes sábados repetiu-se o feito com este salmão que sorriu para mim enquanto passava na banca de peixe fresco do Continente. Não foi frito nem assado come me lembro. Fiz jus à sua frescura e saiu um maravilhoso prato da moda de seu nome Ceviche.

De origens peruanas e chilenas é um símbolo cultural e gastronómico tão actual quanto simples, natural e delicioso. A exigência essencial está na frescura e qualidade da proteína. A partir daí é deixar o peixe “cozinhar” na marinada feita de sucos cítricos, enche-lo e aromas e devora-lo logo de seguida.
Dizem que o peixe branco é o melhor para lhe dar forma, mas asseguro que este salmãozinho não se portou nada mal. Já havia comido em restaurantes mas foi uma estreia nesta cozinha.

Do peixe fresquíssimo que trouxe do Continente fiz então este ceviche bem frutado e aromático. Além de rápido e saudável. Se já era fã deste tipo de prato, fiquei agora adepta do seu método de execução e simplicidade com que obtemos resultados tão a gosto.
Fica mais uma sugestão onde a versatilidade deve ser realçada. Além dos tipos de peixe possíveis usar, temos vários legumes e frutas, aromas e especiarias que podem ser aplicados num excelente prato de marinada frescura.

Quando o Verão finalmente se lembrar de chegar estarei devidamente preparada para o receber.

 

CEVICHE DE SALMÃO, MANGA, MAÇÃ E COENTROS

Ingredientes

(2-3 pessoas)

2 postas de salmão, médias-grandes
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
1 maçã verde
1/2 manga, madura mas firme
2 limas
1 limão
Gengibre fresco qb
Sal marinho grosso qb
Azeite qb
Coentros frescos qb
Rúcula para decorar

Preparação

Começar por preparar o peixe, limpando as postas de peles e espinhas e corta-las em cubos de cerca e 2-3 cm. Descascar a cebola e laminar finamente. Picar o pimento em cubinhos pequenos. Juntar tudo – peixe, cebola e pimento – numa taça e regar com o sumo das limas, sumo de limão, raspa de cerca de 1 cm de gengibre fresco e temperar com sal grosso. Envolver bem e deixar a marinar cercar de 20 minutos. É importante que os ingredientes estejam bem envolvidos no molho.
Enquanto isso, descascar a manga e a maçã e cortar em cubos de cerca de 1.5cm. Reservar.
Quando a marinada estiver pronta, acrescentar a fruta, coentros picados a gosto e envolver tudo. Colocar no prato de servir, regar com um fio de azeite, decorar com rúcula e comer.
Conservar no frio.