Nos últimos tempos tenho tido algumas experiências “menos amadoras” com bolos. Refiro-me a bolos de aniversário, que já não saem apenas para familiares e amigos mais próximos, mas que vão sendo pedidos por conhecidos e amigos dos amigos. Assumo que adoro, e debaixo de algum stress e ansiedade, dá-me um enorme prazer pensa-los, idealiza-los e executa-los. Mais prazer me ver a expressão das pessoas quando o recebem e ouvir os feedbacks de quem os leva e saboreia. O nervoso miudinho dá imediatamente lugar a uma enorme satisfação. Tem-se mostrado uma verdadeira paixão.

Talvez por isso, por dedicar os momentos de maior técnica, dedicação e aplicação a estes bolos e ao meu/nosso Sweet World, quando me apetece aquele bolinho-básico-expresso para o lanche, cada vez me dá mais vontade fazê-los simples, rápidos e saudáveis. Como este exemplar tão vibrante que saiu numa tarde bem agradável e veio encher o olho e a mesa do lanche.

Neste contexto, o azeite é quase sempre a gordura de eleição, e o mel, presença obrigatória nesta casa, desempenha na perfeição o papel de adoçante. Para quem não aprecia bolos demasiado doces fica perfeito assim.
Neste caso, a lima e os frutos vermelhos conferem os aromas e sabores necessários à massa, enquanto as sementes ajudam à festa com o seu efeito ligeiramente crocante.
Além de saudável e bem delicioso fica, na minha opinião, mesmo lindo, e com aquela textura algo densa que tanto aprecio.

Lindo também é este “pano de fundo” da fotografia que faz parte de um novo projecto e marca, a BACK, que promete aos maluqinhos por fotografias de comida, como eu, ser uma aliada preciosa na criação de fotos ainda mais deliciosas.

E com todo este cenário fica ainda o desejo que, em pleno mês de Julho, o Verão possa chegar de forma calma mas firme e assumida, e nos permita que o vivamos como merecemos. Por favor!

BOLO DE FRUTOS VERMELHOS, LIMA E SEMENTES DE PAPOILA

Ingredientes

(7-8 fatias)

2 ovos, grandes
3-4 colheres (sopa) de mel
50 ml de azeite ligeiro
1 colher (sopa) de sumo de limão
Raspa de 2 limas
100 gr de farinha de aveia
50 gr de farinha de amêndoa
1/2 colher (sobremesa) de fermento
1 colher (sobremesa) de bicabornato de sódio
2 colheres (sopa) de sementes de papoila
150-200 gr de frutos vermelhos a gosto (framboesa, amora e mirtilo)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma a gosto com azeite e polvilhar com farinha (usei uma forma rectangular cerâmica). Reservar.
Bater os ovos com o azeite e o mel até estarem bem envolvidos. Acrescentar o sumo de limão e a raspa de lima e misturar. Juntar os secos – farinha de aveia, farinha de amêndoa, fermento e bicabornato – e acrescentar ao preparado liquido. Mexer bem e acrescentar as sementes de papoila e os frutos vermelhos, previamente passados por farinha de aveia, envolvendo bem mas delicadamente na massa.
Verter o preparado na forma e levar ao forro cerca de 30-35 minutos, até a superfície estar firme e douradinha. Fazer o teste do palito e retirar do forno. Deixar arrefecer cerca de 15 minutos, passar a ponta de uma faca fina nas beirinhas da massa e desenformar com cuidado.
Servir.