Enquanto os dias nos vão dando frutos vermelhos há que aproveita-los o melhor possível. Até porque com a loucura climatérica que se tem vivido nunca sabemos qual começará a ser a disponibilidade de frutas e legumes por parte da natureza.
Sinto que não tarda e, infelizmente, só os congelados nos salvarão quando nos apetecer um dióspiro no Outono ou framboesas no Verão.

Os frutos vermelhos, que além de nos fornecerem uma data de coisas boas, são lindos, expressivos e apetitosos, continuam no top dos favoritos cá por casa, pelo menos para 2/3 da comunidade familiar.
Este crumble reuniu uma série de bons critérios e encaixa realmente bem numa mesa de Verão que se queira mais ligeira, vibrante e saudável. É fácil de fazer, fica muito bom e fornece uma alternativa menos calórica aos crumbles tradicionais.
E o que mais gostei? O facto da cobertura ficar como aprecio: super crocante!

Algumas pessoas ainda me dizem que por vezes as receitas que sugiro usam ingredientes que não têm em casa, ou que ainda não conhecem, ou até que associam a valores de compra mais elevados. A realidade é que se nunca tivermos a curiosidade de os comprar e experimentar nunca os iremos conhecer. Certo?
Sim, alguns são mais caros, mas podem facilmente substituir outros que habitualmente se usam. Dando o exemplo prático da manteiga de amêndoa, que faço em casa e funciona como outro creme de barrar qualquer, mas saudável! Assim como o xarope de agave ou de ácer, que podemos alternar com mel e, em qualquer das opções, suprimir o açúcar refinado. Não são ingredientes que se usem diariamente, logo, analisando a relação custo-benefício, compensam sempre.

Quem acompanha o blog sabe da minha enorme paixão pela Pastelaria clássica, a verdadeira, carregada de açúcar, manteiga, gemas ou natas, mas faço desta uma excepção, nunca a regra. Podemos, e acho que devemos, deixa-la para situações mais pontuais e/ou especiais.
E nunca me canso de reforçar o quanto é realmente simples e fácil executar e usufruir de doces mais saudáveis, onde as alternativas aos adoçantes e gorduras menos boas realmente funcionam. Como é excelente exemplo este crumble maravilhoso, bem colorido e estimulante, que chega com a promessa de dias mais quentinhos.

Espero que gostem. E se fizerem, por favor, partilhem.

CRUMBLE DE MORANGOS, AMORAS E AVEIA

Ingredientes

(4-5 doses)

|Base
150 gr de morangos
50 gr de amoras
1 colher sopa de amido de milho
1/2 colher sopa de xarope agave
sumo de limão

|Cobertura/Crumble
3 col. sopa de manteiga de amêndoa caseira
1 colher sopa de xarope de agave
2 colh. sopa de farinha de aveia
1-2 colh. sopa de aveia miúda
1-2 colher sopa de amêndoa laminada

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma travessa ou 4-5 ramequins com manteiga e reservar.
Cortar os morangos em pedaços e juntar as amoras. Acrescentar uma colher de sopa de sumo de limão, o xarope de agave e o amido de milho. Envolver muito bem e deixar em repouso enquanto se prepara o crumble.
Juntar a aveia miúda e a farinha de aveia e misturar com o xarope de agave e a manteiga de amêndoa. Com as mãos envolver os secos com os líquidos até formarem pedacinhos/bolinhas de massa. A ideia é ficar bem granuloso e não macio. De seguida envolver a amêndoa sem a partir demasiado.
Colocar um pouco de fruta em cada ramequim, até cerca de 2/3 de altura. De seguida espalhar uma boa dose de crumble até tapar a fruta.
Levar ao forno cerca de 18-20 minutos até a superfície estar bem firme e dourada e o recheio da fruta borbulhar. Retirar do forno, deixar arrefecer uns 15-20 minutos e servir. Simples ou acompanhado de gelado de nata.