Do grupo daquelas “peças” que tanto podem encaixar perfeitamente bem ao pequeno-almoço, como numa sobremesa ou dar forma a bom lanche, as waffles saem destacadas!

Sempre as comi fora como docinho reconfortante, a acompanhar com gelado, topping e chantilly, contudo, desde que adquiri esta forma da Tupperware iniciei toda uma nova abordagem da “coisa”, e comecei por fazê-las salgadas. De forma muito simples, as primeiras surgiram como uma espécie de omelete de ervas aromáticas, que deram um excelente almoço.

O espaço para mais maquinetas de cozinha não é muito, e depois de pesquisar entendi que uma forma de silicone seria muito mais fácil e prática de arrumar, cabendo em qualquer cantinho de armário. Tudo bem que exige ligar o forno mas estou satisfeita com a escolha.

A receita que originou estes waffles começou por dar forma a um bolo. Como resultou e agradou levou a que quisesse adaptar para este formato.
Não tem açúcar mas não perde sabor ou intensidade, saindo melhorada pelo incremento da chia e o forte aroma da laranja, que para mim combina particularmente bem com a batata doce. Este bolo é um excelente exemplo disso.
Por questões de logística familiar tive de conservar a massa no frio uma noite para retomar os trabalhos no dia seguinte e, garanto, que esse repouso lhe conferiu ainda mais sabor.

Para um acompanhamento de excelência, os doces e compotas da Quinta dos Jugais não podiam ter chegado mais oportunamente. São produtos nossos, nascidos na Serra da Estrela, de óptima qualidade e diversidade.
Optei por conjugar aqui o Doce de Figo com Noz que é delicioso e resultou realmente bem. As physalis que agora se espalham pelo quintal remataram lindamente o prato.

Para a composição fotográfica estreei ainda este fundo maravilhoso da BACK, que expressa impecavelmente o efeito de madeira envelhecida. Lindo, não é?

 

WAFFLES DE BATATA DOCE, CHIA E LARANJA

Ingredientes

(6 waffles)

1 batata doce laranja, grande e cozida (200-220 gr)
3 colheres (sopa) de mel
3 ovos médios
2 colheres (sopa) de azeite
Raspa de 1 laranja grande
1 iogurte grego natural
1,5 colher (sopa) de sementes de chia
60 gr de farinha de côco
60 gr de farinha de aveia
1 colher (café) de fermento
Acompanhamentos:
Doce de Figo com Noz – Quinta de Jugais
Granola
Physalis
Iogurte grego

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
A batata doce deve ser previamente cozida juntamente com 3 casquinhas de laranja. Retirar as casquinhas e reduzir a batata a puré. Desta vez esmaguei apenas com um garfo para ficar com alguma textura, mas se preferirem podem passar com a varinha mágica.
Bater os ovos e juntar o mel, o azeite, o iogurte, a raspa de laranja e a batata doce. Envolver bem e acrescentar a chia. De seguida juntar as duas farinhas com o fermento e acrescentar à massa mexendo bem. O preparado não fica fluido mas antes algo pastoso. É mesmo assim.
Verter o preparado na forma de waffles, alisando a superfície com uma colher, e levar ao forno cerca de 18-20 minutos até a massa estar firme e ter crescido um pouco. Retirar do forno e deixar arrefecer uns 10-15 minutos. Desenformar com cuidado e servir morno ou frio acompanhado de iogurte, doce de figo e noz e granola.