Há algum tempo que os pudins de chia da moda não passavam por cá. Pelo menos neste tipo de versão mais elaborada (apesar de super simples) e intensa qb, que mais parece sobremesa. Deu saudade e vontade e lá chegaram num instante.

É habitual usar chia no preparado de pequeno almoço, exactamente desta mesma forma, envolvida em bebida vegetal, fruta e especiarias, mas este toque achocolatado fica apenas para de vez em quando.

A envolvência destes copinhos colocam-nos naquele patamar em que um simples pequeno almoço rapidamente se transforma num excelente lanche ou numa saudável sobremesa. E é esta capacidade de tamanha versatilidade que me faz adora-los. Isto também porque me assumo fã da textura que a chia lhes confere.

Agora, em vez dos sabores quentes do cacau, alfarroba e chocolate, imaginem juntar frutos vermelhos triturados, um puré de manga ou polpa de maracujá, por exemplo. Basta ajustar um ou outro sabor, ao nível da bebida vegetal e das especiarias, e o resultado é totalmente diferente mas igualmente bom.

Fica bem em qualquer altura mas nas férias, época em que os podemos saborear com mais calma, pode ser usufruído como merece.
E assim vieram abrir e alegrar as nossas férias que finalmente chegaram, e se esperam leves e deliciosas.

Boas Férias!

PUDIM DE PEQUENO ALMOÇO

Ingredientes

(3-4 copinhos)

250ml de bebida de amêndoa (ou outro sabor a gosto: côco, aveia, arroz)
1 banana grande madura
40-50 gr de chocolate negro derretido
1 colher (sopa) de farinha de alfarroba
1,5 colher (sopa) de cacau crú
1 colher (sobremesa) de canela
3 colheres (sopa) de sementes de chia
1/2 colher (sopa) de mel (opcional)
Ganola e fruta fresca para decorar.

Preparação

Levar o chocolate negro a derreter no microondas ou em banho-maria. Depois de estar completamente derretido deixar arrefecer um pouco.
Verter a bebida de sabor numa taça média. Adicionar o chocolate, o cacau e a alfarroba e mexer muito bem até estar tudo perfeitamente diluído.
Com um garfo esmagar muito bem a banana misturada com a canela e acrescentar ao liquido. Envolver bem e por fim adicionar a chia. Mexer muito bem e verter em copinhos.
Levar ao frio durante a noite e comer de manhã.
Decorar a gosto com fruta fresca e/ou granola.