Se Gaia já era linda, assim ficou também, e ainda, mais doce.
É a minha cidade desde sempre, do nascimento à actualidade. Abriga a minha casa, escolas, trabalho, família e muitos amigos. É uma terra que passei a conhecer ainda melhor e de forma altamente abrangente por razões profissionais. Onde os contrastes entre o interior e o litoral são incríveis, por vezes fazendo parecer que distam entre si muito mais do que apenas 20Km.

Quando a Raquel, outra orgulhosa Gaiense, me propôs a parceria com a sua Pedaços de Cacau, não duvidei nunca do sentido que fazia, e a vontade de agarrar o desafio não esmoreceu nem por falta de tempo. A articulação de agendas e afazeres aconteceu, e a iniciar neste Outubro que corre teremos por cá mensalmente uma bela receita com os melhores chocolates da marca, que são apenas todos, num projecto ao qual chamamos “Cheio de Cacau”. Adoro!

Apaixonada como sou por chocolate negro, especificamente, e por pudins de pão ou similar, quando conheci a coleção de chocolates quis destacar, obviamente, a minha cidade de Gaia, e achei perfeito a introdução deste tipo de textura.

Nesta Coleção Portugal da Pedaços de Cacau são também representadas Porto, Lisboa e Algarve, em tabletes de 100 gr de chocolate com 72% de cacau, com um desenho elegante e tão bonito que até dá pena de partir. Mas temos de o fazer para obter resultados como este. Maravilhosos!
O sabor a cacau é forte como é suposto, e bem “puro” como gosto, e o produto fácil de derreter e trabalhar neste contexto.

É um doce realmente intenso, não pelo excesso de doçura mas pela personalidade que demonstra. Em que a textura da massa de brioche sai enriquecida pela força do pudim de chocolate que a envolve, e a cobertura vem criar as texturas e contrastes necessários, chegando a uma valente e marcante sobremesa.

Não deixem de conhecer este excelente e tão versátil chocolate da Raquel, que se mostra um presente bem elegante e cheio de simbolismo. Perfeito para comer ao natural ou envolvido num doce como este.

 

PUDIM INTENSO DE BRIOCHE E CHOCOLATE

Ingredientes

(5-6 pessoas)

​100 gr de chocolate negro, 72% de cacau, Coleção Portugal, da Pedaços de Cacau – Edição “Gaia”
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
200 ml de natas
2 colheres (sopa) de mel ligeiro
1 colher (sobremesa) de pasta de baunilha
5 ovos médicos
Raspa de laranja
5 pães (individuais) de brioche
​2 colheres (sopa) de a​mêndoa laminada
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
​Queijo ricota para acompanhar

​Preparação

​Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga um prato ou travessa cerâmica de ir ao forno.
Cortar os pãezinhos de brioche em fatias, mantendo a sua forma, e colocar na travessa ao lado uns dos outros, na vertical.
​Colocar numa taça o chocolate partido em pedaços. Levar a aquecer as natas quase até ferver e verter por cima do chocolate. Deixar repousar um minuto e mexer energicamente até o chocolate derreter completamente e resultar numa ganache macia. Deixar arrefecer um pouco.
Entretanto bater bem os ovos com o mel e a baunilha e juntar ​ao chocolate envolvendo muito bem. Verter este preparado sobre os pãezinhos de brioche, garantindo que o liquido chega a todos os pedaços de brioche. Deixar repousar 15 minutos, espalhar as amêndoas por cima e por fim polvilhar com o açúcar demerara.
Levar ao forno cerca de 20 minutos, até o preparado liquido ter ganho firmeza e a superfície estar firme e douradinha.
Retirar do forno, raspar um pouco de casca de laranja por cima e servir morno acompanhado com queijo ricota a gosto.