Há 5 anos começava esta brincadeira.
A par de muitas dúvidas mas com segurança crescente na vontade de o fazer, o Basta Cheio surgiu. Um início tímido mas activo foi caminhando no sentido de várias descobertas, tanto gastronómicas como fotográficas. Imensas descobertas então nesta última área.
Se pela comida e suas receitas sempre fui apaixonada, não imaginava que o mesmo pudesse acontecer com a fotografia.

Desde então não tenho parado de aprender, conhecer, sentir e me entusiasmar pelos diversas mundos dentro deste, que me tem dado tantas oportunidades de melhorar e crescer. No fundo, o blogue consegue ser um bom companheiro, que nos ouve e atura, que nos reflecte e nos permite usufruir de experiências que de outra forma provavelmente nunca seriam vividas.

Sem me querer repetir, preciso sempre de referir as pessoas que me chegaram com ele. Mais ou menos próximas. Pessoas que partilham as mesmas paixões e com quem faz todo o sentido partilhar momentos, sorrisos, gargalhadas ou até lágrimas. Amigos que o Basta Cheio me ofereceu. E não, não é exagero. Falo genuinamente de muita Amizade e Carinho envolvidos.

 

Uma dessas amizades foram precisamente os belos dos Bundts que me trouxeram. É verdade. Lá bem de longe e lá bem no início da minha chegada à blogosfera, quando não fazia a mínima ideia o que tal seria.
Aprendi que estas formas são capazes de facilmente apaixonar qualquer baking_lover e tornarem-se um perigo para as suas carteiras. Aprendi também que adoro desafios e que me disponho a aceita-los mesmo com os receios iniciais que os mesmos podem provocar. Tem sido bom, tão bom como a sugestão que selecionei para festejar este quinto aniversário.

A escolha desta receita veio unir o útil ao agradável ao juntar-se também à iniciativa “National Bundt Day“, que se celebra a 15 de Novembro. Inicialmente por terras americanas, onde nasceu, e de seguida espalhando-lhe pelo mundo e pondo toda a gente a fazer lindos bolos.
O simplesmente Devil, ou Devil´s Food, Cake é um bolo que tem o seu carácter achocolatado reforçado pelo uso simultâneo do cacau e do chocolate, que lhe vêm conferir uma textura leve mas poderosa, com sabor intenso e muita personalidade. As pepitas ou pedaços de chocolate são essenciais, e quanto a mim, a melhor parte da massa.
Não sendo um bolo seco convence-me de imediato. Juntando à sua intensidade natural então coloca-o logo na lista de receitas a não perder de vista.

O arredondado aniversário do blogue acompanha-se de um bolo simples mas apaixonante que promete conquistar. À semelhança das conquistas já decorridas e, desejo, continuem a proporcionar-se por cá. Mesmo com ritmos de publicações ajustados a novos afazeres e disponibilidades, a vontade, paixão e entusiasmo não esmorecem, sendo mais um ano para agradecer o facto de me acompanharem, questionarem e reproduzirem as propostas que me fazem sentido partilhar.

Sincero Muito Obrigada!

DEVIL´S BUNDT CAKE

(Adaptada desta receita)

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Massa
150 gr de manteiga à temperatura ambiente
200 gr de açúcar (usei amarelo)
4 ovos grandes
1/2 colher (sopa) de extracto de baunilha
150 ml de água a ferver
120 gr de cacau puro
180 ml de natas
300 gr de farinha sem fermento
1 colher (sobremesa) de fermento
1 colher (sobremesa) de bicabornato de sódio
1 pitada de sal fino
120 gr de pepitas de chocolate negro (70% de cacau)

|Ganache de cobertura
80 gr de chocolate negro (70% de cacau) partido em pedaços pequenos
80 ml de natas
Sal marinho para polvilhar (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com cacau uma forma de bundt (esta é das minhas favoritas, a Elegant Party, da Nordic Ware) e reservar.
Diluir o cacau na água a ferver, juntar as natas mexer bem e reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até estar macio e homogéneo. Acrescentar os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Acrescentar a baunilha a bater um pouco mais.
Peneirar para um recipiente a farinha com o fermento, o bicabornato e o sal e ir juntando à mistura dos ovos, alternando com o preparado liquido do cacau, em 3 vezes, sem bater demasiado.
Por fim adicionar as pepitas ou pedaços de chocolate, envolver bem na massa e verter o preparado na forma.
Levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Fazer o teste do palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer 10 minutos certos e desenformar.
Para a ganache levar as natas a aquecer quase até ferverem e verter sobre os pedaços de chocolate. Deixar repousar 1 minuto e mexer bem até o chocolate estar completamente derretido e a ganache macia.
Depois do bolo estar completamente frio verter a ganache por cima a gosto, deixar firmar um pouco e servir quando desejado.