Estes não foram os primeiros rolinhos de canela a sair deste forno, mas foram seguramente os melhores! Uma receita que surpreendeu a bom surpreender.

É sabido que eu não sou a maior amiga deste tipo de massas, e que, apesar de já lhes ter perdido o medo, sempre que tenho de me dedicar a elas tremo uns milímetros e reviro ligeiramente os olhos. Não porque o faça contrafeita, mas porque nunca sei se vai correr bem à primeira. Se por um lado nas primeiras experiências nem sempre se portaram como esperava, por outro, são massas que na maior parte das vezes se não forem consumidas nas horas próximas da sua execução no dia seguinte já parecem pequenas pedras.

Assim que me chegou como presente de natal o livro “The Scandi Kitchen” da Bronte Aurell, e lá vi esta receita, avancei imediatamente para a sua execução. Além de ter adorado todo o livro, começar com uma receita que considero tão boa soube ainda melhor. É uma massa realmente fôfa, saborosa e ligeira.
Comidos na hora os rolls estão incrivelmente leves. No dia seguinte continuam impecáveis. E ao fim de dois dias ainda se comem muito bem, melhor do que em certos sítios que os apresentam frescos. É sem dúvida uma massa a guardar e explorar noutras versões.

 

Uma proposta que chega atrasada e bem fora de tempo, mas cheia de vontade de figurar nesta edição do nosso querido Sweet World Challenge. Sócia, se ainda o permitires cá fica a minha sugestão que só pela delicia que se mostrou já merece o seu destaque.
Lia explica de onde surgiu esta iguaria já universal, que se espalha essencialmente pela europa do norte, mas passa também pelo continente americano, e é claramente um reconhecido doce do mundo, um símbolo da Escandinávia, digo até.
Optei por aligeirar a minha versão de rolinhos de canela e não usar a cobertura de creme de queijo que lhes confere aquele aspecto bem decadente. O excesso desta época assim o ditou.
Não me arrependi pois ficaram mesmo uma delícia, e leva-me a reforçar que seria imperdoável passa-los à frente. Por favor, façam estes deliciosos pequenos!

Este é o sabor e imagem do último post do ano, cuja leveza e doçura podem muito bem dominar a tónica de 2019. Seria perfeito: serenidade, doçura e leveza à vontadinha.

Excelente ano a todos, com muitos Cinnamon Rolls pelo caminho.

CINNAMON ROLLS 

(Adaptada da receita Real Cinnamon Buns do livro The Scandi Kitchen, da Bronte Aurell)

Ingredientes

(16-18 rolls)

250 ml de leite
13 gr de fermento químico seco
80 gr de manteiga, derretida e fria
40 gr de açúcar
400 gr de farinha sem fermento (Tipo 55)
1 pitada de sal
1 colher (café) de cardamomo em pó
1 ovo, batido (usei M)

|Recheio
80 gr de manteiga ligeiramente amolecida
80 gr de açúcar
1 colher (sobremesa) de açúcar baunilhado
1 colher (café) de cardamomo em pó
1 colher (sopa) de canela em pó

|Cobertura
2 colheres (sopa) de mel e 3 colheres (sopa) de água, aquecido
Avelãs tostadas

Preparação

Começar por aquecer o leite até atingir cerca de 36-38ºC de temperatura. Diluir o fermento no leite, mexer, tapar o recipiente com película aderente e reservar em local seco e quente por 15 minutos.
Entretanto juntar a farinha com o sal e o cardamomo e reservar.
Colocar o leite com o fermento na taça da batedeira e no mínimo juntar a manteiga batendo durante 1 minuto. Acrescentar de seguida o açúcar e bater por mais 1 minuto.
Ir acrescentando a farinha pouco a pouco, finalizando com metade do ovo (reservar a outra metade). A massa resulta macia e algo pegajosa. É normal. Evitar acrescentar demasiada farinha para que não seque muito.
Tapar o recipiente com película aderente e um pano e colocar a levedar num sitio seco e quente, durante 30 minutos ou até duplicar de tamanho.
Entretanto pré-aquecer o forno a 190ºC e preparar o recheio juntando os ingredientes todos e mexendo bem. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ligeiramente untado com manteiga e reservar.
Quando a massa estiver pronta, coloca-la sobre a bancada enfarinhada e esticar com um rolo até formar um rectângulo de aproximadamente 40×50 cm. Com uma colher ou espátula espalhar uniformemente o recheio pela massa. De seguida enrolar no sentido mais comprido até formar um rolo. Com uma faca afiada cortar em 16-18 rolinhos e dispo-los no tabuleiro deixando algum espaço entre eles, pois crescem bastante.
Deixar repousar mais 30 minutos. Nesse interregno preparar a calda, levando ao lume o mel juntamente com a água até diluir.
No fim do tempo de repouso dos rolos, pincelar ligeiramente cada um com o resto do ovo batido e levar ao forno cerca de 10-12 minutos. Levar o mel e a água ao lume e quando os rolinhos estiverem firmes e bem dourados retirar do forno e de imediato pincelar com este xarope. Salpicar de seguida com as avelãs. Colocar um pano limpo a tapar durante uns minutos para que a massa não seque. Servir mornos ou frios.

Nota: as únicas alterações à receita original foram a substituição do xarope de milho por mel na calda, e das pérolas de açúcar por avelãs tostadas.