O Natal, enquanto próximo ponto alto do ano, conduz automaticamente a resultados destes. Se lhe juntarmos uma matéria-prima desta natureza então é o que sabemos e estamos a ver.

Para a rubrica “Cheio de Cacau” deste mês, onde a deliciosa parceria com a Pedaços de Cacau é exaltada sempre com grande entusiasmo, apeteceu reproduzir uma ideia que havia guardado das minhas imensas navegações online.
Achando-a eu giríssima para figurar em qualquer ambiente natalício e com enquadramento perfeito ao nível do ingrediente central. Falo de uns pinheirinhos feitos de brownie, que neste caso beneficiam de sabor e textura extra ao receberem chocolate enriquecido com laranja e noz.

Esta versão que, a par de outras igualmente artesanais e pensadas com toda a entrega e carinho, que a Raquel tão bem emprega no que faz, tem a particularidade de se relacionar especialmente bem com o Natal (e neste caso também a noz com o modelo-brownie).
O aroma da laranja é garantido pelos pedaços que encontramos na tablete, e que sabem tão bem trincar. Assim como a noz que se apresenta subtilmente presente, elevando claramente esta massa relativamente à dos brownies comuns.
Mais uma vez tenho de destacar a intensidade do chocolate, que continua a marcar pela diferença e qualidade acrescida, além da facilidade com que se deixa trabalhar.

O que eu mais gosto nesta sugestão? A fantástica relação pouco trabalho-muito resultado. É fácil de perceber que com pouco mais do que um simples brownie se chega a uma sugestão de Natal tão gira, apelativa, tanto visualmente como ao nível da degustação, e que apetece ter na mesa de festa. Duvidando eu que não encante os graúdos da mesma forma que o fará com os miúdos.

Se quiserem fugir dos doces de Natal mais óbvios e tradicionais, inovando com um ingrediente e sabores que seguramente não irão desiludir, fica a sugestão.
E não deixem de visitar o site da Pedaços de Cacau para conhecerem as maravilhosas sugestões para presentes que marcam.

PINHEIRINHOS-BROWNIE DE LARANJA E NOZ

Ingredientes

(10-12 pinheirinhos)

150 gr de chocolate negro com Laranja e Noz, da Pedaços de Cacau
50 gr de chocolate negro, da Pedaços de Cacau
100 gr de manteiga sem sal
120 gr de açúcar
3 ovos médios
Raspa de meia laranja
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
60 gr de farinha com fermento
Curd de laranja (adaptado desta receita)
Decorações – estrelinhas e bolinhas de açúcar colorido

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma rectangular (20x30cm) com papel vegetal e untar com manteiga. Reservar.
Partir o chocolate em pedaços e levar a derreter em banho-maria juntamente com a manteiga. Quando estiverem derretidos num preparado homogéneo juntar o açúcar, envolver bem e deixar arrefecer quase completamente.
Bater ligeiramente os ovos com a raspa de laranja e a baunilha e acrescentar ao chocolate batendo um pouco. Acrescentar a farinha e envolver bem (ficará uma massa densa).
Verter o preparado na forma, alisar a superfície com uma colher ou espátula e levar ao forno cerca de 15-20 minutos, até a superfície estar firme. Retirar do forno, deixar arrefecer e retirar o papel vegetal.
Cortar o brownie de forma a criar triângulos de dimensões idênticas. Colocar o curd num saco de pasteleiro pequeno, cortar a pontinha e desenhar efeitos a gosto – linha, cruzado, zig-zag, pintinhas, etc. Decorar com estrelinhas, formigos ou bolinhas de açúcar colorido.
Espetar um pedaço de palha dourada na base a fazer de tronco e servir.

Nota: para o curd de laranja basta substituir 80ml de sumo de limão por sumo de laranja, seguindo o restante da receita exactamente da mesma forma.