À 4ª sugestão do nosso “Cheio de Cacau” chega um dos chocolatinhos mais viciantes dos últimos tempos. Quando a Raquel me deu a provar uma das recentes novidades, os Crocantes Salgados de chocolate negro, confesso que foi paixão à primeira dentada. Para mim é mesmo um dos produtos de destaque da Pedaços de Cacau, tão bom entendo este resultado.

Ligada que sou a elementos bem texturados e sabores pouco doces, a feliz combinação de chocolate negro com pretzels resulta em perfeita harmonia e equilíbrio.

Ao idealizar a receita, inicialmente pensei em triturar bem os crocantes e de alguma forma envolve-los mais nos restantes ingredientes, mas o facto de gostar tanto de os comer ao natural sobrepôs-se e a vontade de respeitar a sua natureza venceu.

A estruturação da mesma seguiu então noutro sentido. Uma base mais cremosa mostrava-se excelente para receber este topping. E o amendoim que liga tão bem ao chocolate deu o mote ao sabor dominante. Surge então uma mousse ligeira, em cama de ganache forte, coberta por texturas marcantes.

É uma sobremesa simples de executar e cheia de personalidade, força e contrastes. Curiosamente é também uma sobremesa que podemos considerar saudável, de alguma forma. A ausência de açúcar refinado, o uso de chocolate negro e de creme de côco, conseguem reduzir aquela carga que normalmente pesa na consciência.

O doce e o salgado, a cremosidade e a resistência dos seus distintos elementos, todo o jogo de diferentes texturas conseguem proporcionar um final de refeição do mais delicioso que há.

Atrevam-se e experimentem! Se quiserem simplificar mesmo, então não deixem de provar estes crocantes salgados de fabrico artesanal que, garanto, são divinais.

MOUSSE DE AMENDOIM E CROCANTES SALGADOS

Ingredientes

(5-6 doses)

250 gr de manteiga de amendoim (idealmente caseira, cremosa e sem pedaços)
100 gr de creme de côco
3-4 colheres (sopa) de xarope de acér
3 claras
70 gr de Crocantes Salgados da Pedaços de Cacau
Amendoim crocante qb
50 gr de chocolate negro 70% cacau
50 ml de natas
1 pitada de canela

Preparação

Bater a manteiga de amendoim até estar cremosa. Reservar.
Bater o creme de côco até ficar cremoso e um pouco mais firme. Acrescentar o xarope de acer e envolver. Misturar com a manteiga de amendoim e envolver bem.
Bater as claras em castelo bem firme e envolver no creme anterior com uma espátula, bem delicadamente para não perder ar. Conservar no frio de um dia para o outro.
Antes de servir fazer a ganache, levando as natas a aquecer quase até ferver e juntar ao chocolate partido em pedaços pequenos e a pitada de canela. Deixar repousar 1 minuto e mexer bem até o chocolate derreter completamente e resultar num creme bem suave e cremoso.
Levar os crocantes salgados à trituradora, partindo grosseiramente.
Espalhar uma colher de ganache no prato ou taça de servir, colocar uma boa colher de mousse de amendoim por cima, distribuir generosamente os pedaços de crocantes salgados e o amendoim crocante por cima. Servir bem fresco.