A vantagem de poder fazer este tipo de pretenso marketing, recorrendo aos rótulos dos “melhores”, mais “perfeitos”, ou “incríveis” daqui ou dali, é que na realidade não pretendo vender nada e, como tal, o que conta é apenas a opinião pessoal e totalmente sincera.

Neste caso, em que procurava até já com alguma necessidade física, a receita de um excelente cheesacake de forno, à séria mesmo, que há mais de uma semana sonhava devorar, cheguei a um denominado de “do outro mundo”. Não foi este título em si que me chamou a atenção, mas sim a sua autora. A Leonor de Sousa Bastos, chef de Cozinha e Pastelaria, que acompanho desde que me lembro de me apaixonar por estas lides, e nunca deixa de surpreender com a qualidade e originalidade do que apresenta, chamou-o assim e eu não podia ignorar tal afirmação.

Garantindo que foi das melhores tartes de queijo que comi até hoje, tanto ao nível da textura como do sabor, sinto que não preciso de me alongar muito mais neste post, pois a receita é de quem sabe e o melhor mesmo é passarem no Flagrante Delícia e verem a sugestão na fonte, assim como explorar bem este blog que é sempre e todos os dias apaixonante.

Só vos peço que não deixem de fazer esta delícia, por favor. Pois por cá ficou no coração de quem até nem aprecia texturas deste género e sabores algo lácteas, e, garantidamente, seguiu para um lugar de topo da lista das receitas a guardar muito bem guardadas.

Martinha, segue esta maravilha para a tua, seguramente fantástica, mesa de queijos do mês.

E com a Primavera aí à perna já sabem… Façam! Mas façam mesmo.

 

CHEESECAKE 

(receita original)

Ingredientes:

|Base
70 gr de bolacha digestiva
30 gr de açúcar mascavado claro
40 gr de manteiga derretia e fria

|Recheio
450 gr de queijo creme* (mascarpone, tipo philadelphia, etc.)
170 gr de açúcar
1 pitada de sal
140 gr de ovos (aproximadamente 3)
14 gr de gema (aproximadamente 1)
75 gr de natas (com cerca de 35% de matéria gorda)
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Preparação

Começar por preparar a base, triturando a bolacha e o açúcar até ficar em pó e acrescentar a manteiga. Colocar este preparado numa forma redonda (usei de 24 com de diâmetro e fundo amovível) com o fundo previamente forrado com papel vegetal. Pressionar e alisar bem e levar ao frio enquanto se prepara o recheio.
Entretanto pré-aquecer o forno a 160-165º C.
Para o recheio bater o queijo creme com o açúcar e o sal durante 3 minutos. Bater os ovos com a gema e juntar ao queijo em 4 vezes, batendo sempre.
Acrescentar a baunilha e as natas e bater até estar cremoso e homogéneo.
Verter o creme sobre a bolacha, bater ligeiramente com a forma no bancada para evitar bolhas de ar e colocar num tabuleiro de forno com água quente. Levar ao forno até que o centro esteja firme, entre 50-60 minutos (não precisei demais). Retirar do forno, deixar arrefecer completamente, proteger com película aderente e elevar ao frigorífico de um dia para o outro.
Para desenformar dar com um maçarico nas laterais da forma até o cheescake se soltar. Desenformar com cuidado e servir bem fresco, simples ou acompanhado por coulis de morango. Conservar no frio.

Nota: como usei forma de fundo amovível, por uma questão de segurança embrulhei-a em papel de alumínio para evitar que entrasse água.

*Nota: reduzi 50 gr ao queijo, usando 250 gr de queijo mascarpone + 200 gr de queijo tipo philadelphia, apenas porque era o que tinha disponível.

**Nota: para o cloulis de morango basta triturar 5 a 6 morangos grandes, coar para retirar as sementes e juntar açúcar em pó a gosto. Misturar bem e servir.