Já não me lembrava de publicar uma receita, ou espécie de, tão descomplicada, rápida e ligeira. Mas como defendo que tudo que nos dá gosto fazer, sabe bem e realmente resulta, merece partilha, cá fica.

Esta sugestão surgiu para dar forma a uma entrada que antecedeu um jantar de amigos. De forma bem simples, sabores facilmente compatíveis e um queijo que gosto muito e aqui veio organizar os restantes sabores.
Sem qualquer dificuldade conquistou imediatamente, mesmo quem por cá não aprecia cogumelos. Neste contexto os ditos marcharam como nunca.

A pizza é um dos formatos mais versáteis e fáceis de convencer os comensais (super eficaz também com as crianças), onde o uso e combinação de ingredientes de cobertura é infinito, e o molho de base não obriga necessariamente ao tradicional tomate. O pesto, ou simplesmente o nosso tão típico azeite com alho, resulta lindamente. E foi este último molho que aqui encaixou na perfeição.

Esta massa foi de compra, mas também a podem fazer para um resultado mais caseirinho. Depois basta rechear com sabores a gosto e forno com ela.
Como amante de queijo que sou, facilmente vejo com bons olhos o uso de qualquer tipo deste derivado em pizza, contudo, gosto particularmente de halloumi, que aqui bem combinado e contrastado com os restantes sabores, resultou divinalmente bem.

O pequeno da casa, que deixou de comer cogumelos faz tempo, adorou, repetiu e afirmou que assim “comia cogumelos todos os dias!”. E que bom que é este tipo de feedback.

Fica a sugestão bem simples e rápida para apresentar como petisco, entrada ou até refeição principal no caso de aumentarem a dose.

Consigo assim voltar a participar no desafio da Martinha, que regressou e está este mês com um dos meu ingredientes favoritos: o queijo. Marta, cá fica esta singela mas deliciosa pizza para a tua mesa.

Experimente e Bom Apetite!

Pizza de Cogumelos, AZEITONA e Halloumi 

Ingredientes

(4 fatias)

1/2 base de massa de pizza (redonda)
Azeite qb
2 dentes de alho
Oregãos secos qb
Sal marinho qb
Pimenta preta qb
3 colheres (sopa) de queijo parmesão (ralado na hora)
100 gr de cogumelos marron
70 gr de queijo halloumi
Rúcula qb

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Esmagar o alho esmagado para um recipiente e juntar 2-3 colheres (sopa) de azeite, temperar com sal, pimenta e oregãos secos. Mexer bem e reservar.
Laminar os cogumelos e juntar à mistura do azeite. Adicionar o queijo parmesão ralado e envolver bem.
Abrir a massa de pizza, cortar ao meio e de seguida cortar 4 fatias triangulares. Dispo-las sobre papel vegetal e espalhar um pedaço do preparado de cogumelos sobre cada uma. De seguida colocar umas 3 ou 4 azeitonas por cima e espalhar pedaços de queijo halloumi a gosto.
Levar ao forno até a massa estar cozinhada e douradinha, cerca de 10-12 minutos.
Retirar do forno, regar suavemente com azeite, distribuir rúcula por cima e servir imediatamente.
Comer quentinho.