E não sei bem como mas a realidade é que já estamos em Março. Acabamos de entrar no mês que finda o primeiro trimestre do ano. É verdade!
É um mês com algumas particularidades, daqueles que incontornavelmente mais marcam o meu percurso. Curiosamente, todas elas se prendem com a figura paternal.

Este ano a receita que abre o mês e preenche o desafio que partilho com a Pedaços de Cacau, o achocolatado “Cheio de Cacau”, pretende reflectir uma ideia de iguaria para o Dia do Pai.
Uma sugestão simples, forte, com personalidade e que qualquer um de nós facilmente executa e oferece ou, melhor ainda, partilha com o Pai em jeito de celebração.
Só peço que atentem à expressão dos papás quando provarem esta pequena maravilha quadrada.

Acho que posso dizer que um dos produtos mais originais e arrojados que a Raquel desenvolveu foi este Chocolate negro de Malagueta e Flor de Sal. É muito interessante prova-lo e degusta-lo com alguma calma. O impacto do sabor picante envolvido no chocolate negro com apontamentos salgados geraram uma excelente lambarice para adultos.

Não será, eventualmente, para todos os gostos, mas é seguramente uma opção diferente e arrojada para quem gosta verdadeiramente de bom chocolate em versões menos banais. Aqui incrementado com um pequeno toque de whisky ficou interessantíssimo.

Em termos práticos trabalha-se muito bem em contexto de elaboração de receita e, neste caso concreto, mais fácil não podia ser! Basta ler a preparação para perceberem. Além de se mostrar uma sugestão pouco calórica desde que usados os ingredientes certos, como a manteiga de amêndoa, por exemplo, que pode e deve ser caseira, dada a facilidade com que se faz.
No fundo é um “bolo de frigorífico” em versão mais requintada e sabores espevitantes.

Façam com carinho, embalem de forma bonita e ofereçam ao Pai neste mês que traz o seu dia.
O meu, tenho a certeza que gostaria muito.

 

QUADRADOS PICANTES DE AMÊNDOA E WHISKY

Ingredientes

(12 quadrados)

80 gr de pasta/manteiga de amêndoa, caseira
2 colheres (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de bebida de amêndoa
2 colheres (sopa) de whisky
100 gr de chocolate de Malagueta e Flor de Sal, da Pedaços de Cacau
75 gr de amêndoas tostadas e com pele
50 gr de bolachas Biscoff (ou outros a gosto – Maria, digestivas, etc.)
Flor de sal para polvilhar (opcional)

Preparação

Revestir o fundo de uma forma quadrada – 20x20cm – com papel vegetal. Reservar.
Partir os biscoitos em pedaços pequenos para um recipiente, juntar as amêndoas, previamente partidas grosseiramente, e reservar.
Levar a aquecer num tachinho a manteiga de amêndoa juntamente com o mel e a bebida de amêndoa, em lume brando, mexendo sempre. Quando começar a ferver, retirar do lume e acrescentar o chocolate previamente partido em pedaços pequenos, mexendo bem até este derreter completamente. Adicionar de seguida o whisky, envolver bem e deixar arrefecer muito ligeiramente.
Misturar as bolachas e as amêndoas no preparado de chocolate e envolver. Ficará uma pasta algo densa. Transferir para a forma e com as mãos espalhar o preparado até forrar completamente todo o fundo. Pressionar com outro pedaço de papel vegetal para compactar a massa e alisar bem a superfície. Tapar a forma com papel aderente e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
Depois de estar perfeitamente firme retirar da forma, remover o papel vegetal do fundo e cortar em quadrados. Servir assim ou polvilhado com flor de sal.
Conservar no frio