O que vai compensando o (pouco) tempo que consigo disponibilizar actualmente para o blog são sugestões assim. Onde, tendo como base um produto desafiante, idealizo uma receita obrigatoriamente boa, apetitosa e funcional, que melhor realce o ingrediente-chave.
Foi o que mais uma vez aconteceu. Na rubrica “Cheio de Cacau” deste mês o Chocolate Negro com Hortelã-Pimenta da Pedaços de Cacau, fez nascer um Pudim Formigueiro cheio de aromas e tão delicioso.

A inspiração partiu desta receita, que continua a ser das minhas favoritas, e, de forma fluída e natural, culminou no resultado que podem ver. Sendo este obtido pela junção da frescura da hortelã-pimenta com a intensidade do chocolate, em versão apudinzada, leve e com duas texturas bem distintas que se completam – a base mais firme e uma superfície bem leve e arejada. Esta pode muito bem ser a melhor e mais directa forma de caracterizar a proposta desta edição do desafio.

Ao pensa-la fui agradecendo à Raquel por me permitir, mês após mês, pensar em soluções doces (ou não!) que me desafiem, inspirem e efectivamente resultem de forma envolvente, apelativa, que apeteça provar de imediato.
Neste caso, assumindo um aspecto ali entre o peculiar e o decadente, espero que as fotos consigam transmitir a real natureza do doce. Que é do melhor, principalmente ainda morno.

Esta tablete é intensa com o toque fresco que a erva aromática lhe confere. Existe em dois tamanhos, é vegan e sabe bem de todas as formas, ao natural ou assim, materializando uma sobremesa tão interessante.
Com o fim de semana do Dia da Mãe à porta o melhor conselho que vos posso deixar é mesmo que experimentem e se deliciem.

 

PUDIM FORMIGUEIRO DE CHOCOLATE E HORTELÃ-PIMENTA

Ingredientes

(6 doses)

300 ml de leite
8 folhas grandes de hortelã-pimenta
55 gr de manteiga
100 gr de açúcar
Raspa e sumo de 1 lima
2 ovos grandes
50 gr de farinha com fermento
80 gr de Chocolate negro com Hortelã-Pimenta da Pedaços de Cacau
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Começar por ferver o leite, juntas as folhas de hortelã-pimenta partidas grosseiramente e deixar em infusão até o leite arrefecer, para que libertem o máximo de sabor.
Ralar o chocolate num ralador fino e reservar.
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Reservar.
Bater a manteiga (previamente amolecida) com o açúcar e a raspa de lima até obter um preparado homogéneo. De seguida juntar as gemas e a farinha e bater bem. Depois acrescentar o leite (sem as folhas de hortelã-pimenta) e 2 colheres de sopa de sumo de lima e misturar. Delicadamente envolver as claras no preparado, sem bater para não perderem ar. Juntar o chocolate ralado e envolver muito levemente.
Untar uma travessa de forno com manteiga e verter o preparado. Colocar num tabuleiro de forno e enche-lo com água quente até cerca de 1/3 de altura.
Levar ao forno cerca de 30-35 minutos até a superfície ficar firme.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e servir, simples ou polvilhado com açúcar em pó.

Nota: Também é delicioso bem fresco.