Em pelo Maio foi feito este creme. Depois de um Abril chato e chuvoso.
De lá para cá já fomos brindados tanto com picos de calor como com frio jeitoso. A vontade de publicar uma sopa encaixou assim em dias de Junho em que forte oscilação de temperaturas se faz sentir, voltando a apetecer o conforto de uma sopa quente. Já que a garganta dói, porque não compensar com sopinha boa?

Este creme mostrou-se aromático, fresco e completo, expondo outra valência do requeijão, que não tem de combinar apenas com saladas, tostas, tartes ou doce de abóbora. Pode muito bem conferir um brilho diferente a um simples creme de ervilhas.

A Saloio apresenta-os em alguns formatos bem interessantes e diversificados ao nível da sua origem e sabor. Este de cabra é excelente e uma das especialidades da marca. Saboroso e marcante, compõe muito bem um pratinho quente, conferindo o aporte proteico a uma sólida base de legumes.

Não se deixem vencer pela estranheza de ver requeijão a servir de topping num creme desta natureza e experimentem sem medos. Confiem!

 

CREME DE ERVILHAS E FUNCHO COM REQUEIJÃO

Ingredientes

Azeite qb
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 curgete grande
1 batata grande
400 gr de ervilhas congeladas
Sal qb
Pimenta qb
Água ou caldo de legumes qb
4-5 colheres (sopa) de funcho fresco
1 Requeijão Saloio de Cabra
Croutons de ervas aromáticas qb

Preparação

Preparar os legumes. Descascar, lavar e cortar em pedaços pequenos (a curgete deve ficar com a pele). Reservar.
Colocar um fio abundante de azeite numa panela e levar ao lume, acrescentar os dentes de alho, o louro partido ao meio e a cebola e deixar refogar uns minutos até amolecerem e libertarem sabor. De seguida juntar os restantes legumes e deixar refogar 5-7 minutos. Temperar com sal, pimenta, 3 colheres de funcho e acrescentar água quente/caldo até cobrir tudo. Deixar ferver cerca de 15 minutos até os legumes estarem perfeitamente cozidos. Retirar o louro e triturar tudo bem.
Rectificar temperos. Servir acompanhado com requeijão grosseiramente partido, croutons e funcho fresco. Comer quentinho.