O factor textura continua a ser dos itens que mais valorizo na natureza de qualquer alimento ou prato. As crocâncias podem e devem vir de várias formas, não podem é faltar sob pena do prato perder muita da sua graça.

aqui falei dos incríveis Crocantes de Caramelo da Raquel, que se tornaram um pequeno vício assim que provei o primeiro. Pois da mesma linha chegam os Crocantes de Chocolate Negro com Café, que ganharam medalha de prata no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais 2018, e são igualmente um deleite para quem é dado às melhores sensações de palato, mas com o sabor do café.

Pessoalmente adoro, não dispenso e consumo café qb, mas acho muito curioso a quantidade de pessoas que não bebem café mas adoram sobremesas com o seu sabor. É verdade, acontece imenso!
A sua capacidade de nos reconfortar e envolver, a intensidade do seu aroma e sabor, as suas características estimulantes despertadoras, elevam-no a algo tão essencial nos nossos dias que se torna complexo explicar. Na realidade só sabemos o mais importante, que não podemos passar sem ele.

Ao estruturar pensamentos para o Cheio de Cacau de Julho surgiu-me inicialmente a ideia de fazer um gelado, contudo, talvez influenciada por este tempo bipolar, pareceu-me cedo.
Sendo a frescura um dos objectivos principais desta proposta nasce então a vontade de executar uma tarte bem bem fresca. Uma espécie de cheesecake super ligeirinho, com bons aromas e trinquinhas surpreendentes.
Ora bem, assim aparece esta jeitosa, que se impôs não só pelo sabor, mas por uma leveza que em certas garfadas quase fazia lembrar um souflé.
É fresca e leve, mas intensa no sabor e bem húmida. Conjuga o requeijão com a canela envolvidos pela subtil força do café, tanto no aroma como no toque texturado facultado pelos crocantes.

O meu conselho é sempre o mesmo porque o produto nunca desilude ou deixa de o justificar: experimentem!

 

TARTE DE REQUEIJÃO E CAFÉ

Ingredientes

(8-10 fatias)

3 ovos médios
150 gr de açúcar
200 gr de requeijão
120 gr de queijo creme
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
1 colher (sobremesa) de canela
1 chávena (café) de café forte, frio
50 gr de amido de milho
100 gr de Crocantes de Chocolate Negro com Café da Pedaços de Cacau

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Forrar o fundo de uma forma redonda (18 cm de diâmetro) de fundo amovível com papal vegetal e untar muito bem – fundo e laterais – com manteiga. Reservar.
Triturar grosseiramente os crocantes de café e reservar.
Bater os dois queijos até resultar um preparado cremoso e uniforme. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar cerca de 4-5 minutos até ficar fôfo. Acrescentar o extracto de baunilha e envolver. Com a batedeira bem lenta acrescentar aos poucos os queijos aos ovos e bater levemente até estar tudo bem envolvido. Adicionar o café e de seguida o amido, e envolver bem. Por fim acrescentar os crocantes de café e envolver delicadamente.
Verter o preparado na forma, proteger a base da forma com papel de alumínio e levar ao forno num tabuleiro com água quente até 2/3 da altura da forma.
Deixar cozer em banho-maria até a superfície estar firme e douradinha (se começar a ficar demasiada escura proteger com papel de alumínio), cerca de 45 minutos.
Retirar do forno, deixar arrefecer e levar ao frio de um dia para ao outro.
Desenformar e antes de servir decorar com pó de crocantes de café triturados.
Conservar no frio.