Com o novo desafio da Parmalat surgiu a vontade de voltar a fazer um belo de um Burek.
Esta expressiva espiral, com origem na europa de leste, que há algum tempo me conquistou, tem a capacidade de tão bem receber recheios diversos, do doce ao salgado, tão distintos quanto saborosos.

Nesta versão mais ligeira pretendi aplicar as Natas com Tomate , uma edição especial da marca, num contexto diferente, afastado do ambiente italiano onde e fácil ir dar por conta dos sabores deste produto. Claramente acrescentam um toque bem especial aos cozinhados.

A relação salmão-espinafre é já um clássico que mostrou funcionar muito bem também neste formato, adquirindo especial cremosidade e sabor devido a esta nata tão particular. As ervas aromáticas conferem a sua frescura e fazem toda a diferença.

O resultado é delicioso e ligeiro, além de bem elegante e embelezador de qualquer mesa. O conselho esse é simples e evidente: experimentem!

A receita, ente outras ótimas sugestões, pode também ser vista aqui no site da Parmalat.

BUREK DE SALMÃO E ESPINAFRES

Ingredientes

(4 doses)

Azeite qb
2 dentes de alho
2 talos de aipo
Oregãos qb (secos e frescos)
Sumo de 1/2 limão
Sal marinho
Pimenta preta
4 filetes de salmão
8 cogumelos paris grandes
100 gr de espinafres frescos
250 ml de Natas com Tomate, da Parmalat
10 folhas de massa filo
Sementes de sésamo
Amêndoa laminada tostada

Preparação

Começar por temperar o salmão com sal, pimenta, sumo de limão e oregãos secos. Reservar.
Colocar um fio de azeite numa frigideira larga e juntar o alho esmagado e os talos de aipo bem picadinhos, deixar libertar um pouco de sabor e acrescentar o salmão deixando cozinhar 3 minutos de cada lado. Não deve ficar demasiado passado.
Retirar o salmão da frigideira e acrescentar os cogumelos e os espinafres, ambos laminados. Adicionar um colher de sopa de oregãos frescos picados, rectificar temperos e saltear uns 5-6 minutos. Acrescentar de seguida as natas e envolver bem nos legumes. Retirar do lume e reservar.
Entretanto desfazer grosseiramente os filetes de salmão (verificando se não tem nenhuma espinha) adicionar ao preparado anterior e envolver suavemente. Rectificar temperos e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Preparar a massa filo, abrindo cada folha e pincelando levemente com azeite. Sobrepor 5 folhas, cortar ao meio no sentido longitudinal e colocar um pedaço de recheio em cada tira por forma a conseguir enrolar a restante massa, criando um rolinho não demasiado largo. Repetir com a restante massa. Pincelar com azeite uma forma redonda e ir colocando os rolinhos até formar um “caracol”. Pincelar a superfície com azeite, e polvilhar com sementes de sésamo e oregãos secos.
Levar ao forno cerca de 25-30 minutos até a superfície estar bem douradinha e estaladiça.
Retirar do forno, distribuir um pouco de amêndoa laminada tostada por cima e servir acompanhado de salada a gosto.