Há muito que falávamos de trazer uma versão de salame para o “Cheio de Cacau”. Fomos adiando até se encaixar no mês certo, usando, para tal, o chocolate que também se ajustasse bem ao tema. Ainda que seja um tipo de guloseima assistida por considerável versatilidade, achamos que a versão “Amêndoa e Côco” ficaria muito bem aplicada neste formato.

Por cá, desde que acertei a formula perfeita para um salame mais amigo da linha e da saúde (esta versão), que não a altero muito na sua essência, adaptando apenas os sabores centrais. Neste caso, a manteiga usada foi de amêndoa, o adoçante é natural e de origem vegetal, o creme é de côco e os frutos secos apresentam-se precisamente em conformidade com estes sabores. Em suma e comparativamente com as versões tradicionais, é um doce com mais aporte nutritivo, menos calórico e vegan.
O chocolate da Pedaços de Cacau utilizado tem 72% de cacau e recebe os ingredientes amêndoa e côco. Super fácil de trabalhar, mostrou-se totalmente compatível e beneficiador deste belo resultado final.

Novembro é aquele mês que já começa a soar mesmo a Inverno, e claramente pode e deve pedir um doce mais intenso, tanto em termos de sabor como de textura, capaz de aquecer e confortar a alma com uma simples dentadinha.

Encontrar receita mais fácil do que esta será difícil, ficando apenas a faltar que seja experimentada e muito bem degustada para dizerem de vossa justiça.

sALAME DE AMÊNDOA E CÔCO 

(10 fatias)

Ingredientes

80 gr de manteiga de amêndoa caseira
2 colheres (sopa) de geleia de agave
3 colheres (sopa) de leite de côco
1 pitada de canela
100 gr de chocolate negro com amêndoa e côco da Pedaços de Cacau
80 gr de amêndoa tostada com pele
100 gr de bolachas a gosto – maria, digestivas, manteiga (usei de canela)
2 colheres (sopa) de côco ralado graúdo
Cacau em pó para finalizar (opcional)
Preparação

Levar ao lume num tachinho pequeno a manteiga, a geleia de agave e o leite de côco. Envolver bem e deixar aquecer até começar a ferver. Retirar do lume e adicionar o chocolate previamente partido em pedaços pequenos. Mexer bem até o chocolate derreter completamente. Acrescentar a amêndoa e a bolacha grosseiramente partidas e o côco ralado e envolver muito bem no preparado anterior até todos os pedaços estarem bem misturados no chocolate. Deixar arrefecer 5 minutos e colocar o preparado numa folha dupla de papel vegetal formando um rolo. Ajustar bem o papel na massa e ir apertando com cuidado. Fechar as extremidades do papel vegetal enrolando como um rebuçado. Levar ao frigorífico 3-4 horas ou, idealmente, de um dia para o outro. Depois de firme, retirar o papel vegetal, polvilhar com cacau em pó, fatiar e servir a gosto.