É recorrente, ano após ano, dar por mim à procura de uma sobremesa diferente para o almoço do dia de Natal, que faça companhia ao prato de frutas obrigatório.
Depois de todos os excessos da quadra, dos doces realmente doces trazidos pela tradição, sabe bem algo mais fresco e elaborado. Sabe e fecha lindamente o almoço.

Da charmosa pavlova ao decadente trifle, que nos visitam com frequência, passando pela bela tarte ou a elegante charlotte, as opções são imensas e potencialmente incríveis.

Para colmatar a mesma dúvida que vos possa surgir, a sugestão para o Natal deste ano que, apesar de ter sido executada no Verão, é perfeita, passa precisamente por uma deliciosa charlotte. De sabores bem refrescantes, tem uma textura levemente densa e sabor equilibrado pela acidez dos frutos vermelhos. Além do jogo de texturas criado pelos vários elementos e a possibilidade de surpreender pela decoração personalizada que facilmente adquire.

É um doce sempre bonito que enriquece qualquer mesa e, dada a facilidade com que se executa, não existe desculpa para não experimentar.

Demarca-se dos sabores e aromas típicos da época e acompanha os votos de um Excelente Natal!

 

CHARLOTTE DE MASCARPONE E FRUTOS VERMELHOS

Ingredientes

(8-10 fatias)

14-16 biscoitos/palitos de champanhe
80 gr de chocolate branco (indicado para derreter)
400 gr de queijo mascarpone
200 ml de natas
85 gr de açúcar em pó
1 colher (sobremesa) de pasta ou extracto de baunilha
Raspa de uma lima
150 gr de doce de mirtilo, framboesa ou frutos vermelhos (usei de mirtilo)
Amêndoa laminada tostada
Hortelã fresca

Preparação

Forrar uma forma – fundo e laterais – de fundo amovível de 20 cm de diâmetro com película aderente e reservar.
Levar o chocolate branco a derreter em banho-maria. Quando estiver totalmente derretido verter para um copo e mergulhar metade de cada biscoito no chocolate. Colocar sobre uma folha de papel vegetal até o chocolate secar completamente. Reservar.
Bater o mascarpone juntamente com as natas, o açúcar, a baunilha e a raspa de lima até estar bem cremoso. Acrescentar 100 gr de doce de frutos vermelhos e envolver bem.
Para a montagem, colocar os biscoitos ao alto a contornar toda a forma, assim como todo o fundo (se necessário partir em bocados).
Distribuir um pouco de doce sobre o fundo. Dispor metade do creme na forma, distribuir colheradas de doce de frutos vermelhos, e voltar a colocar uma generosa camada de creme. Terminar com frutos frescos – framboesas, mirtilos, amoras – a gosto.
Levar ao frio durante 4 a 6 horas. Antes de servir decorar com amêndoa laminada, pedacinhos de biscoito e hortelã fresca. Colocar à volta, delicadamente, uma fita, um fio ou outro elemento decorativo a gosto. Fica bonito e ajuda a estabilizar a charlotte.
Conservar no frio.