O efectivo frio que acompanhou este início de ano trouxe a imediata vontade de aconchego.
Os doces que marcam os finais de semana voltaram a assumir considerável simplicidade, depois de uma época cheia de sobremesas elaboradas, adornadas e mais pesadas.

Quando conheci estes maravilhosos chocolates com crocante de bolacha da Pedaços de Cacau, imaginei imediatamente um crumble rico a cobrir um bolo bem fôfo e envolvente a cheirar a Inverno. Não foi difícil idealizar os sabores que melhor combinassem e enchessem a mesa do lanche de Domingo.

O bolo rústico que dá forma à edição do “Cheio de Cacau” deste mês é delicioso, cheio de personalidade, altamente texturado e aromático.  Muito simples de executar e perfeito para começar o ano repleto de sabor e vitalidade.

Agora, imaginem a casa destes bombons: uma chocolataria especial onde se juntam duas marcas portuguesas para criar um produto cheio de qualidade. Assim acontece com estes crocantes de bolacha que uniu o chocolate da Pedaços de Cacau e a bolacha de milho da Sweet Portugal.
Tudo português, tudo artesanal, tudo cheio de cuidado, beleza e encanto. A lata que os transporta é realmente um mimo e só dá vontade de oferecer a quem mais gostamos.

Mais uma versão tão bem sucedida da Raquel que, garantidamente, irei repetir várias vezes, ao natural ou assim, bem envolvidos num bom docinho.
Aconselho a não deixarem de experimentar.

BOLO RÚSTICO DE MAÇÃ COM CRUMBLE DE CHOCOLATE E BOLACHA

Ingredientes

(10 fatias)

|Massa/Bolo
4 ovos médios
140 gr de açúcar mascavado claro
80 gr de óleo de girassol
50 gr de farinha de amêndoa
120 gr de farinha sem fermento
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó
1 colher (sobremesa) fermento
1 colher (sobremesa) bicabornato de sódio
1 maçã verde média

|Crumble/Cobertura
50 gr de manteiga sem sal, fria
50 gr de açúcar mascavado claro
50 gr de farinha sem fermento
120 gr de chocolate com crocante de bolacha, da Pedaços de Cacau

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda de 22 cm de diâmetro com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Reservar.
Começar por preparar o crumble da cobertura, misturando a manteiga cortada em cubinhos, o açúcar e a farinha. Num processador ou com a ponta dos dedos ir misturando até ligar os ingredientes e criar a textura de areia grossa. Adicionar o chocolate partido em pedaços pequenos e envolver.
Descascar a maçã, cortar em quadradinhos pequenos e envolver num pouco de farinha. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar cerca de 5 minutos. Juntar o óleo e envolver uns segundos.
Num recipiente juntar as farinhas, as especiarias, o fermento e o bicabornato e adicionar à massa, envolvendo delicadamente apenas até estar bem envolvido. Acrescentar a maçã e envolver.
Verter o preparado na forma e de seguida distribuir o crumble por cima de modo uniforme.
Levar ao forno cerca de 35-40 minutos até a superfície estar firme e dourada. Se necessário proteger com papel de alumínio para não queimar.
Retirar do forno, deixar arrefecer uns 15 minutos e desenformar.
Retirar o papel vegetal da base e servir simples ou polvilhado com açúcar em pó.