Não me perguntem porquê mas acho que a Mousse de Chocolate tem cara de Pai, isto é, sugere-me que agrade aos Pais em geral. Sendo uma das sobremesas mais unânimes e, na minha ideia, das mais pedidas de sempre, há qualquer coisa ali que rapidamente me gera esta associação na mente.

Com o Chocolate negro de Café e Flor de Sal da Pedaços de Cacau na mão, e o objectivo claro de criar um doce especial para o Dia do Pai, no âmbito da rúbrica “Cheio de Cacau” do mês, a mousse fixou-se de imediato e não mais saiu. O jogo de sabores tinha tudo para resultar lindamente num doce de colher bem cremoso e intenso. Os pequenos pedacinhos de café deram aquele toque crocante, para mim, sempre essencial.

Não sei se a costumam incrementar com algo mais, mas em miúda lembro-me de ver juntar um pouquinho de vinho do Porto. E como era bem apreciado por cá dessa forma. Também há quem a  intensifique com café moído e, na realidade, fica super curiosa e diferente.
É um clássico que, não fugindo da sua natureza mais essencial, consegue mostrar uma interessante versatilidade.

Não seria a sobremesa favorita do meu Pai, mas se não houvesse nada de natureza conventual ou que incluísse frutos secos, pedia seguramente uma boa mousse de chocolate para finalizar a refeição.
Curioso é esta receita ser publicada no preciso dia em que se cumprem 8 anos da sua partida. Em Março, um mês cheio de emoções díspares, muita recordação e saudade. E este ano assim, mais docinho.

Aproveitem a sugestão e presenteiem o vosso Pai com este docinho marcante e, claro, digam-nos depois se gostou.

 

 

MOUSSE DE CHOCOLATE COM CAFÉ E FLOR DE SAL

Ingredientes

(10-12 porções/copinhos pequenos)

180 gr de Chocolate negro com Café e Flor de Sal da Pedaços de Cacau (72% de cacau)
85 gr de manteiga sem sal
3 colh. (sopa) de café forte
5 ovos médios
120 gr de açúcar
Suspiro e amêndoa torrada para decorar (opcional)

Preparação

Partir o chocolate em pedaços pequenos e levar a derreter em banho maria. Acrescentar a manteiga até derreter completamente e finalizar com o café. Mexer, retirar do lume e deixar arrefecer quase completamente.
Separa as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.
Bater as gemas com o açúcar cerca de 10 minutos. Acrescentar o chocolate, já arrefecido, e misturar bem.
Com uma espátula, envolver delicadamente as claras no preparado do chocolate, em 3 vezes.
Colocar em copinhos individuais ou numa taça grande e levar ao frigorífico cerca de 4 horas, ou idealmente, de um dia para o outro.
Antes de servir, polvilhar com suspiro e/ou amêndoa torrada.
Servir fresquinho.