Back to Basics.

Por fortes e totalmente imprevisíveis razões este é o espírito que predomina nos últimos dias. Obrigados que fomos a voltar ao mais essencial e básico, que tantas vezes é abafado por todo o resto que se impõe nos nossos dias.
De repente, sentimo-nos pequenos, vulneráveis e frágeis, porque afinal é o que somos neste gigante e poderoso universo que nos recebe.  Já se relativiza, já se adia, já se aguarda, já se perspectiva de uma nova forma e já se aceita que isto tudo tem de acontecer.

Estes queques levam-me à adolescência e a memórias de conforto e segurança. São queques deliciosamente simples, os melhores para estes momentos ainda tão estranhos.

Que saibamos tirar o melhor deste “ficar em casa”. Que seja aproveitado e vivido de forma construtiva e aproximadora. Que nos encha de boas energias e força, tão precisas para uma realidade que será seguramente diferente.

E que, no final da história, fiquemos melhores.
Mantenham-se fortes!

 

QUEQUES SIMPLES (iogurte e aromas cÍtricos)

Ingredientes

(10-12 queques médios)

4 ovos médios
150 gr de açúcar
1 iogurte grego natural
100 ml de óleo de girassol
220 gr de farinha (sem fermento)
1/2 colher (sopa) de fermento
raspa de citrinos (usei 2 tangerinas e 1 laranja grande)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Dispor as forminhas de papel dentro da forma de silicone ou metálica para queques. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar por 2 minutos. Acrescentar o iogurte e o óleo e bater mais uns segundos. Adicionar as raspas e envolver. Por fim adicionar a farinha misturada com o fermento e envolver bem mas sem bater demasiado.
Verter um pouco de massa em cada forma, até cerca de 3/4 da sua capacidade (atenção que esta massa cresce bastante), e polvilhar com um pouco de açúcar.
Levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Fazer o teste do palito, e se sair seco retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer numa grelha de arrefecimento.