Uma das instituições gastronómicas da família é, sem dívida, o arroz de forno da mãe. Está presente desde sempre e acompanha todo o tipo de assados. Nem o facto de ter deixado de ser feito no forno a lenha lhe retirou valor. Está sempre por aqui e tem a particularidade de nunca cansar.

Há muito que o queria partilhar. E, apesar de o ver fazer centenas de vezes, ainda não tinha parado para prestar a devida a tenção e anotar a receita.
Desta vez, voltei a pedir-lhe que me verificasse os passos e quantidades para a poder registar devidamente.
Aproveitei e introduzi-lhe legumes e especiarias (para a receita original basta fazer o estrugido básico com cebola e alho, acrescentar nesta fase salpicão em pedacinhos, suprimir os legumes e especiarias aqui usados e, antes de levar ao forno colocar salsa por cima) para criar um prato completo.

É fantástico verificar que mesmo com estas alterações o resultado é sempre uma textura perfeita – grão solto e firme – e um sabor único. De um prato tão simples e reconfortante podemos fazer variações incríveis e obter sempre uma apresentação e sabor fabulosos.

Se o quiserem experimentar já para a mesa da Páscoa acredito que não se arrependerão.

Fiquem em família. Fiquem bem.

 

ARROZ DE FORNO COM LEGUMES E ESPECIARIAS

Ingredientes

(6-7 pessoas)

Azeite qb
1 cebola branca
3 dentes de alho
1 folha de louro
Sal qb
Pimenta qb
2 colheres (chá) de pimentão doce fumado
2 colheres (chá) de açafrão
1 colher (chá) de cominhos
1 cebola roxa
1/2 courgette
1/2 de pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cenoura média
700 ml de água
300 gr de arroz (uso vaporizado)
Coentros frescos qb

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Lavar, preparar e cortar os legumes – pimentos, cenoura e courgette – em pedaços médios. Laminar a cebola roxa. Reservar.
Colocar um fio de azeite num tacho e quando estiver quente acrescentar a cebola branca picadinha, o alho esmagado e o louro. Deixar refogar um pouco, acrescentar as especiarias e deixar cozinhar uns 2-3 minutos. De seguida acrescentar os legumes, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar uns 4-5 minutos até amolecerem ligeiramente e absorverem bem as especiarias. Por fim adicionar os coentros picados e envolver. Acrescentar a água a ferver, mexer e retirar do lume.
Espalhar o arroz numa travessa média de ir ao forno, e verter a água por cima. Mexer bem para envolver tudo e levar ao forno cerca de 30-35 minutos.
Verificar se o arroz está cozido (provando de um cantinho), retirar do forno e servir.